Sábado, 21 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 21 de agosto de 2021
Os parques da Disney anunciaram que, entre setembro e outubro de 2021, o serviço gratuito do FastPass será substituído pelo sistema digital pago Genie.
O grupo já tinha falado sobre o desenvolvimento dessa nova ferramenta em 2019, mas só revelou na última quinta-feira (19) quando a novidade chegará ao Walt Disney World de Orlando e à Disneyland da Califórnia.
Como funcionava
Os ingressos ao Walt Disney World ou à Disneyland davam automaticamente direito a visitar, por dia, até três atrações de um mesmo parque com horário marcado. A reserva podia ser feita com antecedência pelo aplicativo My Disney Experience ou através dos totens que ficavam espalhados pelo complexo.
Quando chegava o horário agendado, os visitantes tinham um prazo de uma hora para se dirigir ao brinquedo, show ou encontro com personagem, onde o acesso seria feito por uma fila especial do FastPass. Isso significava entrar em menos de 15 minutos nas atrações concorridas, onde as esperas “comuns” ultrapassam facilmente os 60 minutos.
E ainda tinha um pulo do gato: caso sobrasse tempo depois de usar os três primeiros “fura-filas”, era possível marcar novos, desde que os agendamentos fossem feitos um de cada vez. Ou seja, você só podia agendar o quinto depois que usasse o quarto, e assim por adiante. Tudo isso sem custo.
Genie
Tirando a questão da cobrança, a principal diferença entre o Genie e o FastPass é que o novo sistema digital fará uma distinção entre atrações consideradas mais ou menos concorridas.
Os visitantes terão direito a visitar, por dia, até dois brinquedos classificados como disputados com horário marcado. O preço vai variar de acordo com a data e a atração escolhida.
Para “furar a fila” dos brinquedos, shows e encontros com personagens que forem considerados menos concorridos, será necessário pagar um valor fixo de US$ 15 por dia e por pessoa em Orlando e de US$ 20 por dia e por pessoa na Califórnia.
Nesse caso, não haverá um limite diário de atrações, mas os agendamentos deverão ser feitos um de cada vez. Ou seja, você só poderá agendar o segundo depois de usar o primeiro, e assim por diante.
Nos dois casos, os visitantes deverão fazer as reservas no próprio dia em que pretendem usar o serviço. Para que os turistas tomem decisões mais acertadas, o Genie vai informar não apenas o tempo de espera atual como também uma previsão de espera em horários futuros.
Outra mudança é que agora será possível agendar visita a atrações de parques diferentes. Isso pode ser interessante para quem adquire o ingresso Park Hopper, que permite visitar mais de um parque por dia.
Por fim, os visitantes continuarão tendo o prazo de uma hora para se dirigir ao local, onde o acesso será feito por uma fila especial batizada de Lightning Lane.
O Genie também criará roteiros personalizados com base em preferências selecionadas pelos visitantes. Vamos supor que você seja um grande fã das princesas da Disney. Nesse caso, o sistema pode sugerir que você curta o brinquedo da Pequena Sereia, que está com pouca espera naquele momento, e depois siga para um almoço no restaurante de a Bela e a Fera. O “roteiro” vai sendo alterado automaticamente conforme as condições dos parques mudam.
Além disso, como já mencionamos acima, o próprio visitante pode ir conferindo como estão as filas naquele momento e a previsão em horários futuros para otimizar o seu tempo no parque. A montanha-russa da Branca de Neve está com 60 minutos de espera agora, mas à tarde o tempo vai aumentar para 90? Melhor correr para lá agora e deixar o almoço para depois. Esses recursos serão totalmente gratuitos, bastando baixar o aplicativo.
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