Quarta-feira, 15 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O governo Bolsonaro já confirmou cinco nomes da área econômica

Compartilhe esta notícia:

Roberto Castello Branco foi anunciado nesta segunda como novo diretor da Petrobras. (Foto: Reprodução/TV)

O governo eleito de Jair Bolsonaro (PSL) já confirmou cinco nomes que assumirão o comando da equipe econômica no ano que vem. A nomeação mais recente ocorreu nesta segunda-feira (19). O economista Roberto Castello Branco aceitou o convite para chefiar a Petrobras.

Defensor da privatização de estatais, o futuro presidente da Petrobras fez parte do conselho de administração da empresa em 2015. Ele deixou o colegiado antes do fim de seu mandato por divergências com a gestão Aldemir Bendine — que, em 2017, foi preso pela Operação Lava-Jato.

Além dele, foram confirmados na semana passada os nomes de Roberto Campos Neto, diretor do Santander que passará a comandar o BC (Banco Central), e o de Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff, para chefiar o BNDES. Também foi confirmada a permanência de Mansueto de Almeida como secretário do Tesouro Nacional.

Os indicados se somam à equipe que será liderada por Paulo Guedes, guru econômico de Bolsonaro e futuro ministro da Economia.​

Principais nomes da economia de Bolsonaro já confirmados:

Presidente do Banco Central

Roberto Campos Neto: Diretor do Santander; Pós-graduado em economia pela Ucla (Universidade da Califórnia em Los Angeles); Gerente de carteira da gestora Claritas.

Ministro da Economia

Paulo Guedes: Doutor pela Universidade de Chicago; Economista-chefe do Pactual; Fundador da JGP Investimentos; Fundador da BR Investimentos.

Presidente do BNDES

Joaquim Levy: Doutor pela Universidade de Chicago; Diretor financeiro do Banco Mundial; Ministro da Fazenda de Dilma (2015); Ex-diretor do Bradesco; Secretário do Tesouro de Lula (2003-2006).

Secretário do Tesouro Nacional

Mansueto de Almeida: Doutor pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts); Técnico de planejamento e pesquisa do Ipea; Consultor privado (2014-2016); Secretário de Acompanha-mento Fiscal de Temer, antes de assumir o Tesouro.

Presidente da Petrobras

Roberto Castello Branco : Professor da Fundação Getulio Vargas; Pós-doutorado pela Universidade de Chicago; Diretor do Banco Central; Diretor e economista-chefe da Vale.

Veja abaixo a nota divulgada pela assessoria de Paulo Guedes:

“O futuro Ministro da Economia, Paulo Guedes, recomendou ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, a indicação para a presidência da Petrobras de Roberto Castello Branco, que aceitou o convite. Economista, com pós-doutorado pela Universidade de Chicago e extensa experiência no setores público e privado, Castello Branco já ocupou cargos de direção no Banco Central e na mineradora Vale, fez parte do Conselho de Administração da Petrobras e desenvolveu projetos de pesquisa na área de petróleo e gás. Atualmente é diretor no Centro de Estudos em Crescimento e Desenvolvimento Econômico da Fundação Getúlio Vargas. O atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, permanece no comando da estatal até a nomeação do novo presidente.”

tags: economia

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O Brasil deixará de ser “fonte de renda” de ditaduras, diz Bolsonaro
Três dias de protesto contra a alta de combustíveis deixam mais de 400 feridos na França
https://www.osul.com.br/o-governo-bolsonaro-ja-confirmou-cinco-nomes-da-area-economica/ O governo Bolsonaro já confirmou cinco nomes da área econômica 2018-11-19
Deixe seu comentário
Pode te interessar