Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo O governo Bolsonaro pediu explicação aos Estados Unidos sobre a ausência do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico

Compartilhe esta notícia:

Bolsonaro e Trump apertam as mãos durante encontro na Assembleia da ONU, em setembro. (Foto: Alan Santos/PR)

O governo brasileiro soube há um mês que os Estados Unidos enviaram uma carta à OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apoiando o ingresso apenas da Argentina e da Romênia na entidade. E procurou na época o governo americano para ter explicações. As informações são da coluna de Mônica Bergamo, do jornal Folha de S.Paulo, e da agência de notícias Reuters.

A equipe de Jair Bolsonaro trabalhava até então com a possibilidade de os EUA formalizarem, ainda neste ano, apoio para a entrada dos países na seguinte ordem: Argentina e Romênia em 2019, Brasil em maio de 2020 e Peru em dezembro, e a Bulgária, em maio de 2021.

A OCDE, segundo integrante do governo, chegou a enviar uma carta aos EUA confirmando a ordem. Os americanos responderam aprovando apenas Argentina e Romênia — e deixando o Brasil de lado.

Ao buscar os EUA, a equipe de Bolsonaro ouviu que o problema não era com o Brasil e sim com uma expansão desenfreada de membros sem que a OCDE seja reformada. Os EUA se preocupam com o fortalecimento da União Europeia na entidade.

A informação da carta dos EUA à OCDE chegou também ao STF (Supremo Tribunal Federal), por meio de diplomatas estrangeiros.

Trump apoia os esforços do Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou na quinta-feira que apoia os esforços do Brasil para entrar na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), embora defenda primeiro a entrada da Argentina.

Trump afirmou no Twitter que um comunicado conjunto que ele divulgou com o presidente Jair Bolsonaro neste ano “deixa absolutamente claro que apoio que o Brasil inicie o processo para entrada na OCDE”.

Os Estados Unidos mantêm aquele comunicado e continuam com @jairbolsonaro”, disse ele.

Os Estados Unidos não mencionaram apoio ao ingresso do Brasil em carta enviada à OCDE no fim de agosto em que manifestaram respaldo às candidaturas da Argentina e da Romênia, mas reafirmaram na quinta-feira o suporte ao esforço do Brasil para aderir à entidade.

Após o mal-estar causado pela notícia da carta norte-americana à OCDE, no início da noite de quinta-feira o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, reafirmou o apoio à aspiração brasileira.

Bolsonaro também afirmou que não houve mudança de posição dos EUA em relação ao apoio da entrada do Brasil na organização, apenas que outros países estão antes na fila.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Agência dos Estados Unidos errou ao aprovar avião da Boeing com falha na segurança. Modelo está sem voar desde que duas aeronaves caíram e deixaram 346 mortos
Catarinense morre em briga na Austrália ao tentar salvar um amigo
https://www.osul.com.br/o-governo-bolsonaro-pediu-explicacao-aos-estados-unidos-sobre-a-ausencia-do-brasil-na-organizacao-para-a-cooperacao-e-desenvolvimento-economico/ O governo Bolsonaro pediu explicação aos Estados Unidos sobre a ausência do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico 2019-10-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar