Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia O governo quer acelerar a agenda de retomada do crescimento para impedir uma paralisia

Compartilhe esta notícia:

Nenhum deles seguiu tramitação prevista para esse tipo de proposta, assim como aconteceu com o pacote de medidas contra a corrupção (Foto: Rodolfo Stuckert/Câmara dos Deputados)

Com o aprofundamento da crise política nos últimos dias, após a delação premiada do senador Delcídio Amaral (PT-MS) e a nova fase da Operação Lava-Jato, o governo quer acelerar a agenda de retomada do crescimento para tentar impedir uma paralisia. A avaliação é de que isso prejudicaria a economia e poderia fazer com que a atual recessão se transforme em uma depressão. Assim, a ordem é descolar a pauta econômica da política. No entanto, essa estratégia vai esbarrar em um Congresso onde a oposição promete jogar pesado e atrapalhar, ao máximo, as votações de medidas importantes para o ajuste fiscal.

“A economia não pode ficar refém da crise política. Não dá para parar e simplesmente ficar esperando os desdobramentos [da Lava-Jato]. A agenda vai ser tocada normalmente. Aliás, no que pudermos, vamos até acelerar”,disse um integrante da equipe econômica. Outro técnico disse: “Qual é a alternativa? Sentar na calçada e chorar? Temos que trabalhar e fazer a nossa parte para recuperar a economia.”

Segundo eles, isso significa manter o cronograma das reformas da Previdência e fiscal e continuar trabalhando pela aprovação da CPMF e da DRU (Desvinculação de Receitas da União). O Ministério da Fazenda também quer fechar as negociações para alongar as dívidas dos Estados com a União. Assim, a proposta poderá ser enviada ao Congresso até o dia 18 de março. (AG)06

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

PIB do Brasil caiu 3,8% em 2015: 2% foi por causa da Operação Lava-Jato.
A poupança teve o pior desempenho em 21 anos
https://www.osul.com.br/o-governo-quer-acelerar-a-agenda-de-retomada-do-crescimento-para-impedir-uma-paralisia/ O governo quer acelerar a agenda de retomada do crescimento para impedir uma paralisia 2016-03-06
Deixe seu comentário
Pode te interessar