Sexta-feira, 31 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil O PT deve ingressar com uma ação no Supremo contra o fundo anticorrupção da Operação Lava-Jato

Compartilhe esta notícia:

“O Ministério Público pode muito, mas não pode tudo”, protesta o deputado Rui Falcão (PT-SP). (Foto: EBC)

A fundação de combate à corrupção criada pela Operação Lava-Jato em Curitiba (PR) deve ser alvo de contestações no STF (Supremo Tribunal Federal). A área jurídica do PT estuda ingressar com ação na Corte para questionar a constitucionalidade da medida da força-tarefa. O fundo é de direito privado. As informações são do jornal “Folha de S.Paulo”.

Avaliação preliminar da direção petista é a de que os procuradores não têm competência para definir o destino de recursos públicos e estariam interferindo nas atribuições do Executivo e do Legislativo. “O Ministério Público pode muito, mas não pode tudo”, diz o deputado Rui Falcão (PT-SP). O fundo no valor de R$ 1,25 bilhão foi estabelecido em acordo entre a Petrobras, o Ministério Público Federal e o Departamento de Justiça americano.

Neto do ex-presidente Lula

O PT está coletando mensagens ofensivas sobre a morte do neto do ex-presidente Lula postadas em redes sociais. O partido vai analisá-las e, se for o caso, ingressar com medidas judicias contra os autores. A publicação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, está no pacote. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. Arthur Araújo Lula da Silva, de sete anos, morreu na sexta-feira (01) vítima de meningite.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente da República, criticou a possibilidade de Lula sair da carceragem da Polícia Federal em Curitiba para acompanhar o velório do neto. “Lula é preso comum e deveria estar num presídio comum. Quando o parente de outro preso morrer ele também será escoltado pela PF para o enterro? Absurdo até se cogitar isso, só deixa o larápio em voga posando de coitado”, escreveu em sua conta no Twitter.

Repercussão internacional

A saída do ex-presidente Lula da prisão para acompanhar o funeral do neto Arthur Araújo Lula da Silva, no sábado (02), em São Bernardo do Campo, ganhou repercussão nos principais jornais em todo o mundo. No site de sua edição em espanhol, o “El Pais” ressalta que a morte da criança deu vazão a “comentários de ódio” na internet, “um comportamento que apenas revela até que ponto pode chegar a cegueira e a insensibilidade humana”.

A liberação de Lula para participar do velório também figura entre os destaques da editoria de América Latina no portal da rede britânica BBC. No site do diário canadense “The Toronto Star” a reportagem observa que o governo do Paraná ofereceu um jato para transportar Lula até o local do velório.

Em Portugal, ao noticiar o assunto o “Diário de Notícias” também chamou a atenção para a posição do governo paranaense, de ter colocado à disposição da Polícia Federal um jato para transportar o ex-presidente.

Na imprensa italiana, o diário “Il Messaggero” informa “Lula, luto pelo ex-presidente do Brasil: neto de 7 anos morre por meningite”. Entre os jornais franceses, a versão online do “Le Figaro” destacava “Brasil: Lula tem permissão de sair da prisão para enterro do neto”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Um novo tratamento para o câncer de pâncreas começou a ser testado em humanos nos Estados Unidos
“Estamos seguros com a nova reforma da Previdência”, disse o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, após reunião com Bolsonaro
https://www.osul.com.br/o-pt-deve-ingressar-com-uma-acao-no-supremo-contra-o-fundo-anticorrupcao-da-operacao-lava-jato/ O PT deve ingressar com uma ação no Supremo contra o fundo anticorrupção da Operação Lava-Jato 2019-03-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar