Quarta-feira, 20 de agosto de 2025
Por Redação O Sul | 19 de agosto de 2025
No conto infantil, bastou que a Bela Adormecida dormisse profundamente por cem anos para acordar mais linda do que nunca. Fora da fantasia, criadoras de conteúdo do TikTok apelam para o chamado morning shed, um skincare “ornamentado” durante o sono, que combina máscaras faciais, adesivos labiais, patches de colágeno para os olhos, toucas de cetim para preservar o cabelo e até faixas modeladoras de rosto.
A tendência surgiu nas redes sociais no fim do ano passado, mas o recém-lançado Seamless Sculpt Face Wrap — uma espécie de “cinta facial” com “fios de colágeno” que “esculpem” a área da mandíbula e do queixo — da Skims, marca de shapewear de Kim Kardashian, acendeu novamente o debate sobre o limite de tornar o descanso mais uma obrigação estética.
A paulistana Nathália Chalom, de 25 anos, já gravou sua rotina de morning shed para 11 mil seguidores no TikTok e revelou que pretende comprar o Face Wrap, que custa 48 dólares (por volta de R$ 260). Antes de ir para a cama, a profissional de Marketing enrola os cabelos com rolinhos e os preserva numa touca de cetim, aplica tônico e sérum hidratante no rosto e, às vezes, dorme com uma máscara facial coreana de colágeno. “A prática consiste em dormir feia e acordar bonita. Para me ajudar, ainda comprei um travesseiro próprio para skincare, que promete evitar rugas do sono”, diz ela.
A dermatologista Juliana Neiva faz ponderações sobre o exagero de produtos durante o sono e o uso das faixas modeladoras faciais. “Essa prática mostra falta de conhecimento. Uma das principais causas de acne da mulher adulta é cosmético inadequado, e algumas meninas aplicam de forma aleatória, sem consultar um médico”, comenta a especialista. “A faixa pode funcionar para um edema pontual, após um procedimento. Mas o uso contínuo não trata a flacidez da pele. Pode causar atrito da barreira cutânea, oclusão de poros e aumento da acne. Sobre o travesseiro, a melhor opção para evitar rugas do sono é fronha de seda pura.”
Membro da Academia Brasileira do Sono, a otorrinolaringologista Tatiana Vidigal destaca que uso de múltiplos produtos e acessórios na hora de dormir pode prejudicar o descanso. “Devemos tornar propícios o ambiente e as condições à noite, para não prejudicarmos a reparação adequada do sono com desconfortos e despertares ao longo da madrugada, comprometendo nossa saúde física e mental”, explica.
Cuidado é uma coisa, obsessão é outra. Com informações do portal O Globo.