Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
23°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Olimpíada Olimpíada de Paris terá surfe no Taiti, breakdance e provas em cartões-postais

Compartilhe esta notícia:

Break dance será incluído no programa olímpico de Paris 2024. (Foto: Divulgação/Red Bull)

Com o encerramento dos Jogos de Tóquio neste domingo (8), começa também a contagem regressiva para a Olimpíada de Paris-2024. Devido ao adiamento da atual edição por conta da pandemia, o tempo de espera será menor do que os quatro anos habituais até a próxima cerimônia de abertura, marcada para 26 de julho.

Embora algumas definições estejam previstas para os 1.083 dias que separam os dois eventos, atrativos como a disputa do surfe no Taiti, a inclusão do breakdance como modalidade olímpica e a realização de provas em cartões-postais da capital francesa já estão confirmados.

Nova modalidade

A principal novidade em Paris será a inclusão do breakdance como modalidade, o que já ocorreu nos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, em 2018. A competição consistirá em dois eventos – um masculino e outro feminino – nos quais 16 b-boys e 16 b-girls vão se enfrentar em batalhas solo, avaliadas por um grupo de juízes. Estreantes em Tóquio, o surfe, o skate e a escalada serão mantidos no programa olímpico. A decisão coaduna com o objetivo de atrair o público jovem e tornar o evento mais plural. Em contrapartida, o caratê e o basebol/softbol não serão disputados.

“Os quatro esportes propostos por Paris estão totalmente em linha com a Agenda Olímpica 2020 porque eles contribuem em deixar o programa com um melhor equilíbrio de gênero e mais urbano, oferecendo uma oportunidade de se conectar com a geração mais jovem”, disse Thomas Bach, o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Surfe no Taiti

Sem praias em Paris, a organização precisou escolher outra sede para o surfe, que será disputado em Teahupoo, no Taiti. O arquipélago fica a cerca de 15 mil quilômetros da capital francesa, no Oceano Pacífico. É basicamente o oposto de Tsurigasaki, praia onde Ítalo Ferreira se tornou o primeiro campeão olímpico de surfe da história. Além do cenário de ilha paradisíaca e mar azul, o local de competição tem umas das ondas mais perigosas do mundo, na visão de surfistas.

A época das melhores e maiores ondas vai de abril a setembro, o que vai abarcar o período de realização dos Jogos. Em razão de sua força e velocidade, a formação das ondas é perfeita para tubos cinematográficos, mas perigosa. Uma queda debaixo dela pode ter consequências graves porque a onda se forma em um trecho da praia cheio de corais no fundo.

Tais condições podem podem ser mais propícias a tubos do que a aéreos, manobras que Ítalo Ferreira e Gabriel Medina apresentaram em exaustão na praia japonesa.

Horários melhores

O cronograma dos Jogos, que vão acontecer entre 26 de julho e 11 de agosto, ainda não foi elaborado. Mas é certo que o brasileiro não vai precisar passar a madrugada acordado para acompanhar as competições. Na Olimpíada de Londres, por exemplo, a maioria das provas ocorreu entre 5h e 18h no horário de Brasília. Como o fuso em Paris é próximo, essa programação não deve sofrer grandes mudanças.

Competições em cartões-postais

Vislumbrando um evento sustentável, a organização de Paris 2024 prevê que 95% das arenas olímpicas usadas nos Jogos sejam já existentes ou temporárias. Entre as vantagens, está o fato de que haverá provas em cartões-postais da capital francesa, como partidas disputadas de frente para a Torre Eiffel. É o caso, por exemplo, do vôlei de praia. Estruturas para receber as competições de lutas, como judô e luta greco-romana, também serão erguidas ao longo da Champ de Mars, uma das maiores áreas verdes da Cidade-Luz.

Já as disputas do skate, do BMX freestyle e do basquete 3×3 vão ocorrer na Praça da Concórdia, no coração da capital francesa. O tiro com arco, por sua vez, será realizado de frente para o Palácio dos Inválidos, cuja construção foi ordenada por Luís XIV, o “Rei Sol”. O local é sede de museus e monumentos, entre eles o túmulo de Napoleão Bonaparte, líder militar de destaque no período da Revolução Francesa.

A Pont d’Iéna, que corta o Rio Sena, será transformada em arquibancadas para provas de triatlo e ciclismo aos pés da Torre Eiffel. As provas de vela contarão com uma vista privilegiada da marina de Marselha. A modalidade é uma entre as oito que ocorrerão em locais mais afastados. Os outros 24 esportes serão disputados em até 10 km da vila dos atletas.

Estádios e arenas já conhecidos no mundo todo também vão abrigar competições. O futebol terá partidas no Parc des Princes, casa do clube multimilionário PSG de Neymar – e talvez de Messi. Já o tênis será disputado nas quadras do complexo de Roland-Garros.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Olimpíada

Brasil fecha a Olimpíada de Tóquio na melhor posição da história no quadro de medalhas
Relembre quem são os 21 medalhistas olímpicos do Brasil nos Jogos de Tóquio
https://www.osul.com.br/olimpiada-de-paris-tera-surfe-no-taiti-breakdance-e-provas-em-cartoes-postais/ Olimpíada de Paris terá surfe no Taiti, breakdance e provas em cartões-postais 2021-08-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar