Terça-feira, 21 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Pacientes com coronavírus são transferidos de Manaus para Goiânia

Compartilhe esta notícia:

Governo do Amazonas espera transferir total de 235 pessoas nos próximos dias. (Foto: Divulgação)

Mais 15 pacientes com covid-19 foram transferidos de Manaus para Goiânia, na tarde desta segunda-feira (18). O grupo decolou do aeroporto Ponta Pelada, em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

Além das transferências, a FAB informou que na manhã de segunda uma aeronave já trouxe 10 tanques de oxigênio comprimido e 1 usina de oxigênio para ajudar no abastecimento em Manaus.

Com o embarque, o número total de pacientes transferidos para outros Estados chega a 94. A expectativa do governo é levar 235 pacientes para receber atendimento fora do Amazonas, mas não informa os prazos para essa transferência.

O embarque de passageiros para outros Estados teve início na semana passada. Além da transferência para Goiás, 9 foram para Teresina (PI), 23 para São Luis (MA), 15 para Brasília (DF), 15 para João Pessoa (PB) 12 para Natal (RN). Outros três pacientes foram para Rio Branco (AC) transferidos de Tabatinga, e dois foram de Parintins para Belém (PA).

O Estado enfrenta colapso no sistema de saúde por  falta de oxigênio em hospitais de Manaus, que estão lotados por conta do aumento recorde de internações por covid. Com o caos na Saúde, pacientes começaram a ser levados a outros estados.

Chegada

Um avião com 14 pacientes de Manaus, que fazem tratamento contra o coronavírus, pousou por volta de 17h40 no Aeroporto Santa Genoveva, nesta segunda, em Goiânia, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES). Ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros aguardaram os pacientes no pátio do aeroporto, onde foram atendidos por médicos antes mesmo de seguir para o hospital.

A pasta informou que são oito homens e seis mulheres. Alguns deles foram direto para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por apresentar dificuldade para respirar.

Os pacientes estão em estado de saúde moderado, mas que dependem de oxigênio nesta fase do tratamento.

Eles ficarão internados no Hospital das Clínicas de Goiânia, uma unidade de referência no tratamento da doença e possui equipamentos de oxigenação e respiração eletrônica.

Caos na saúde

Com mais de 230 mil casos e 6 mil mortes, o Amazonas vive um caos no sistema de saúde com hospitais lotados. As unidades de saúde não têm oxigênio suficiente para todos os pacientes, o que fez o governo adotar medidas emergenciais para receber o insumo. O governo da Venezuela é um dos que enviou ajuda ao Amazonas.

A situação é tão dramática que, desde a semana passada, o Estado está enviando pacientes para receber atendimento em outras unidades da federação. O transporte dos passageiros é feito em aeronaves da FAB, que foram adaptadas para essa finalidade.

Um decreto suspende as atividades econômicas não-essenciais até o dia 31 de janeiro. A circulação de pessoas em todos os municípios do Amazonas está restrita entre 19h e 6h.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Seis a cada dez brasileiros com coronavírus precisaram ir para a UTI e morreram
Na Câmara, pelo menos 25% dos deputados já tiveram coronavírus
https://www.osul.com.br/pacientes-com-coronavirus-sao-transferidos-de-manaus-para-goiania/ Pacientes com coronavírus são transferidos de Manaus para Goiânia 2021-01-18
Deixe seu comentário
Pode te interessar