Terça-feira, 07 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Colunistas Padilha diz que “Lula influi zero por cento na decisão do PMDB”

Compartilhe esta notícia:

Eliseu Padilha (Foto: José Cruz/ABr)

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul. O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

O ex-ministro Eliseu Padilha, agora alçado à condição de vice-presidente nacional do PMDB, conversou ontem à noite pelo telefone, com o colunista. Comentou que a possibilidade do ex-presidente Lula assumir um ministério, e que só aceitaria se tivesse o apoio do PMDB, “terá influência zero na decisão que o PMDB deve tomar sobre um eventual desembarque do governo”. Ele explica que “se as manifestações em todo o País tiveram como alvo principal o ex-presidente, nunca é demais lembrar o velho Ulysses Guimarães que mandava respeitar a voz rouca das ruas”. Padilha alerta que “a decisão do PMDB poderá ser tomada antes de 30 dias”.

Rompimento por um fio
Eliseu Padilha não concorda com a avaliação feita ontem por esta coluna, indicando que, se a convenção tivesse se realizado após as manifestações de domingo, o resultado seria o rompimento com o governo. Para o ex-ministro,“se colocássemos em votação a moção do nosso colega Geddel Vieira Lima, de deixarmos a base do governo, a decisão teria sido aprovada ali mesmo. O clima indicava isso: ocorreram seis manifestações duras contra o governo, e a favor do rompimento, e nenhum convencional pediu a palavra para defender a manutenção do apoio do PMDB ao governo. Adiamos a votação por uma questão formal: o edital da convenção não previa este tema”.

Contas de Dilma e Temer
Eliseu Padilha adentra num tema delicado: o julgamento das contas da campanha presidencial pelo Tribunal Superior Eleitoral, que poderia inviabilizar a chapa inteira de Dilma Rousseff e Michel Temer. Para Padilha, “as contas foram separadas. Tanto assim que eu sei exatamente quanto o Temer recebeu, de quem recebeu, e quanto gastou na campanha. Da Dilma eu não sei”. Com base na contabilidade separada, o partido defende junto ao TSE que o julgamento seja individualizado.

Lamachia na Federasul quarta-feira
Está confirmado: o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Claudio Lamachia, é o palestrante do próximo Tá na Mesa, da Federasul, nesta quarta-feira. Lamachia vai falar sobre “protagonismo da sociedade no momento atual” e adianta que será enfático ao fazer críticas à crise econômica e política e à falta de ética.

Esta coluna reflete a opinião de quem a assina e não do Jornal O Sul.
O Jornal O Sul adota os princípios editorias de pluralismo, apartidarismo, jornalismo crítico e independência.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Colunistas

A VONTADE DE DERRUBAR
Da arte da espada
https://www.osul.com.br/padilha-diz-que-lula-influi-zero-por-cento-na-decisao-do-pmdb/ Padilha diz que “Lula influi zero por cento na decisão do PMDB” 2016-03-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar