Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
20°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Para manter transporte clandestino em Porto Alegre, Uber vai arcar com despesas de apreensão de veículos

Compartilhe esta notícia:

Porto Alegre recebeu, neste primeiro momento, apenas o “Uber X”, que é uma modalidade 30% mais barata que o “Uber Black”. (Foto: Divulgação)

Como fez em outras capitais brasileiras, o Uber informou que bancará com as despesas dos motoristas do serviço que forem multados e tiverem os veículos apreendidos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação nas ruas de Porto Alegre. O transporte começou a operar na capital gaúcha nessa quinta-feira, de forma ilegal.

Em nota, a prefeitura disse que “enquanto não houver regulamentação, os serviços desta natureza não possuem amparo legal para funcionar e, portanto, serão fiscalizados e estarão passíveis às penalizações”. A multa para o motorista do Uber que for pego transportando passageiros é de 5.860 reais, além do recolhimento do veículo.

Porto Alegre recebeu, neste primeiro momento, apenas o “Uber X”, que é uma modalidade 30% mais barata que o “Uber Black”. Neste modelo, a empresa oferece o desconto total da taxa de serviço (25%), e o pagamento é feito exclusivamente por cartão de crédito, não havendo transações em dinheiro.

Nesta fase de implantação, a espera por um carro tende a ser mais demorada, segundo o Uber. Quem quis experimentar o serviço nessa quarta-feira chegou a levar uma hora para conseguir um carro. O motivo é o baixo número de motoristas cadastrados. Com o tempo, a espera deve diminuir.

Quem conseguia acionar o serviço, era atendido com guarda-chuva, garrafinhas d’água e música a seu gosto. “Chamei o carro quando começou a chover, no fim da tarde. O motorista me buscou na porta do prédio com um guarda-chuva. Quando entrei, me ofereceu água e um cabo no qual eu poderia conectar meu celular e ouvir minhas músicas”, relatou uma jornalista que usou o serviço.

Nas redes sociais, alguns usuários reclamavam da dificuldade em conseguir um veículo. Outros, destacavam questões como a qualidade dos carros, a apresentação dos condutores e a segurança – o aplicativo permite que o trajeto que o usuário está fazendo seja enviado para que alguém o acompanhe em tempo real. Além disso, quando o passageiro liga para o motorista que irá atendê-lo, o Uber codifica o número do celular do usuário, diferente de aplicativos de táxi, em que o condutor tem acesso a essa informação.

Valores

A tarifa base do serviço é de 3 reais, acrescida de 0,25 reais por minuto mais 1,45 reais por quilômetro. Na primeira corrida, o usuário recebe 20 reais de desconto. Para fazer o pagamento, é necessário cadastrar um cartão de crédito. Ao fim da corrida, o valor é debitado automaticamente, sem necessidade de passar o cartão ou pagar a dinheiro. Por e-mail, o Uber envia um recibo detalhando os custos da corrida.

Proibição

Na Câmara de Vereadores da capital gaúcha tramita o projeto do vereador Claudio Janta (Solidariedade) sobre o assunto. O texto proíbe o transporte de passageiros por esse tipo de serviço.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Para a Operação Lava-Jato, o decreto do presidente Michel Temer sobre indulto é inconstitucional. “Quem vai delatar se já sabe que 80% de sua pena será perdoada?”, disse procurador da República
O próprio papa está questionando os festejos de Natal estando o mundo em guerra
https://www.osul.com.br/para-manter-transporte-clandestino-em-porto-alegre-uber-vai-arcar-com-despesas-de-apreensao-de-veiculos/ Para manter transporte clandestino em Porto Alegre, Uber vai arcar com despesas de apreensão de veículos 2015-11-20
Deixe seu comentário
Pode te interessar