Quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
28°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre Parque Farroupilha, em Porto Alegre, completa 86 anos

Compartilhe esta notícia:

A extensa área verde tem 37,51 hectares

Foto: Mateus Raugust/PMPA
A extensa área verde tem 37,51 hectares. (Foto: Mateus Raugust/PMPA)

Um dos espaços públicos mais queridos dos porto-alegrenses, o Parque Farroupilha completa 86 anos neste domingo (19). Conhecido como Redenção, o local recebeu oficialmente a denominação de Parque Farroupilha em 1935, por meio de decreto municipal.

A área foi doada à cidade em 24 de outubro de 1807 pelo governador Paulo José da Silva Gama, sendo inicialmente chamada de Potreiro da Várzea ou Campos da Várzea do Portão. Em 9 de setembro de 1884, a Câmara Municipal propôs que o parque passasse a ser denominado de Campos de Redenção, em homenagem à libertação dos escravos do terceiro distrito da Capital.

O primeiro ajardinamento ocorreu em 1901, quando já existiam, na área do parque, a Escola Militar (1872) e a Escola de Engenharia (1896). Com a Exposição Comemorativa do Centenário da Revolução Farroupilha, em 1935, o local tornou-se Parque Farroupilha, pois o evento transitório efetivou a ocupação total desse espaço.

A extensa área verde tem 37,51 hectares e conta com o Recanto Alpino, Recanto Oriental, Recanto Europeu e Espelho D’água. O Monumento ao Expedicionário também é um dos destaques do parque.

Muito arborizada, a Redenção possui espécies como chal-chal, pitangueira, paineira, tipuana, cocão, palmeira da califórnia, grinalda de noiva, jacarandá, ipê-roxo e cipreste.

A Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade realizou recentemente processo licitatório para o retorno do pedalinho e do trenzinho da Redenção, além de um espaço gastronômico, denominado Complexo do Lago. As empresas vencedoras foram anunciadas em julho e trabalham para que as atrações possam estar funcionando em breve.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Festejos Farroupilhas devem incrementar as vendas do varejo gaúcho
Paróquia São Vicente de Paulo promove passeio ciclístico e café colonial em Cachoeirinha
Deixe seu comentário
Pode te interessar