Sábado, 04 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Economia Petrobras vê conflito de interesses de conselheiros às vésperas de assembleia

Compartilhe esta notícia:

Em dia de eleição, dos 11 conselheiros, quatro representam investidores privados – três deles trabalham para permanecer no comitê.

Foto: ABr
Em dia de eleição, dos 11 conselheiros, quatro representam investidores privados – três deles trabalham para permanecer no comitê. (Foto: ABr)

Acionistas da Petrobras chegam à assembleia geral, prevista para esta quinta-feira (25), com representantes dos sócios privados, os minoritários, divididos e acusados de conflito de interesses. Em dia de eleição, dos 11 conselheiros, quatro representam investidores privados – três deles trabalham para permanecer no comitê.

No caso de dois deles – o advogado Marcelo Gasparino e o investidor Juca Abdalla –, o Comitê de Pessoas e de Elegibilidade da Petrobras levantou conflito de interesses e recomendou que eles limitem suas atuações no comando da estatal.

Presente no conselho de quatro das maiores empresas do País – Petrobras, Vale, Banco do Brasil e Eletrobras – o advogado Marcelo Gasparino é membro do comitê desde 2022. O Comitê de Pessoas e de Elegibilidade levantou problemas sobre o advogado ocupar o conselho de administração da Petrobras e da Eletrobras simultaneamente, tendo em vista os planos das duas companhias em investir na transição energética e no setor elétrico – a Petrobras deseja desenvolver a geração de energia eólica offshore (em alto-mar).

O assunto subiu e foi levado ao Conselho de Administração em votação na última sexta-feira, 19. Com exceção do próprio Gasparino, de Abdalla (que se absteve) e do presidente do comitê, Pietro Mendes, os demais oito conselheiros concordaram com a avaliação do comitê e mantiveram a recomendação para que ele deixe o conselho da Eletrobras.

Caso não o faça, medidas de mitigação do conflito foram elencadas pelo próprio Comitê de Pessoas: que Gasparino não tenha acesso ou tome parte de pautas envolvendo os planos estratégicos da Petrobras no que diz respeito à transição energética e energia elétrica.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Economia

Governo gaúcho abre processo seletivo para contratação emergencial de médicos
Em menos de três meses, Rio Grande do Sul já acumula 102 mortes por dengue
https://www.osul.com.br/petrobras-ve-conflito-de-interesses-de-conselheiros-as-vesperas-de-assembleia/ Petrobras vê conflito de interesses de conselheiros às vésperas de assembleia 2024-04-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar