Terça-feira, 20 de Outubro de 2020

Porto Alegre
Porto Alegre
25°
Fair

Rio Grande do Sul #PODPelaVida está entre finalistas da América Latina para prêmio do BID por inovação no combate à Covid-19

Compartilhe esta notícia:

Entre as atividades da campanha, está a produção de sabão, detergente e sabonete em parceria com a Uergs.

Foto: Maurício Tonetto/Ascom POD
Entre as atividades da campanha, está a produção de sabão, detergente e sabonete em parceria com a Uergs. (Foto: Maurício Tonetto/Ascom POD)

Entre mais de 80 iniciativas desenvolvidas em toda a América Latina, a campanha #PODPelaVida, do POD (Programa de Oportunidades e Direitos) e da SJCDH (Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul), foi selecionada como uma das seis finalistas do prêmio Super-Heróis para o Desenvolvimento do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

O reconhecimento é prestado para projetos que enfrentam com sucesso os impactos da pandemia da Covid-19. O vencedor terá um encontro virtual público com a presidência do BID e receberá cursos com certificação edX – plataforma educacional online de Harvard e MIT.

Os Super-Heróis para o Desenvolvimento fazem parte de um esforço global do BID para melhorar o desempenho de projetos financiados pelo banco. O objetivo principal é o aprendizado sistemático e a troca de conhecimentos.

Nas duas edições anteriores, o prêmio recebeu mais de 200 propostas da América Latina e do Caribe. Em 2020, por causa da Covid-19, o BID decidiu reconhecer quem melhor está atuando para atenuar as consequências da pandemia.

“A seleção desta campanha é o reconhecimento pelo trabalho sério e comprometido de cada um e de todos os jovens do POD, evidenciando suas capacidades de envolvimento e participação no processo de soluções dos problemas de seus territórios. Fica demonstrado que devemos continuar investindo. Há muita capacidade neles de agir e transformar as realidades sociais e econômicas”, afirma o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild.

Os outros finalistas são os seguintes: “Covid-19 no nos frena! Asegurando serviços de agua e higiene en el área rural paraguaya”; “Merenda em casa: garantindo a segurança alimentar dos estudantes do Amazonas em meio à pandemia”; “Certificado Profissional de Suporte em TI”, “Strengthening Female Enterpreneurship in Brokopondo, Wanica, Sipaliwini and Marowjine”e “Tía: Innovadora solidaridad en los más duros momentos”.

Em 2019, levou o prêmio “A Inovação está voando”, baseada na experiência de Honduras na execução do Programa Regional de Integração Rodoviária II. O projeto desenvolveu uma nova maneira de monitorar as obras públicas e capacitar os cidadãos para avaliar o uso dos recursos.

“Ver o #PODPelaVida na final em 2020 é muito especial, pois se trata de uma ação inovadora. Em vez de apenas receber assistência e ajuda do Estado, os jovens tomaram a iniciativa de estender as mãos para centenas de famílias, em um movimento de solidariedade e desapego raro de encontrar. A campanha é um caso de sucesso em prevenção, mitigação de danos e resolução de problemas”, afirma a Coordenadora-Geral do Escritório de Projetos da SJCDH, Carolina Motta Luce.

Para o consultor de Marketing do POD, Clomar Porto, a campanha é importante “sobretudo porque os jovens atendidos pelo programa mostraram o quanto a solidariedade faz diferença em momentos desafiadores como o da pandemia de Covid-19”. Segundo ele, “independentemente do resultado final, já somos todos vencedores”. O BID ainda não confirmou a data de anúncio do projeto escolhido.

Como funciona a campanha

Com a chegada da pandemia, os CJs (Centros da Juventude) tiveram de interromper suas grades curriculares, cursos e encontros presenciais com os cerca de 3 mil jovens atendidos nas seis estruturas existentes: Porto Alegre (Rubem Berta, Cruzeiro, Restinga e Lomba do Pinheiro), Alvorada e Viamão.

Os CJs recebem jovens de 15 a 24 anos em situação de grande vulnerabilidade social com atividades de prevenção à violência, formação profissional, cultura, esporte e lazer.

O Núcleo de Comunicação do POD-RS, juntamente com o Escritório de Projetos do POD e o Departamento de Juventude da SJCDH, criou a campanha #PODPelaVida, para mobilizar esses jovens no período da pandemia. Eles passaram a ter um papel ativo e ressignificaram os CJs, tornando os locais referências nas comunidades.

A campanha engaja, desde abril, os jovens com ações efetivas, como arrecadação e entrega de cestas básicas; produção de sabão, sabonete e detergente líquido; confecção de máscaras para doação; preparo e distribuição de refeições; produção de máscaras face shield e tubos de álcool gel, instalação de bancas para troca de alimentos por máscaras e divulgação de informações corretas contra as fake news.

Na segunda fase da campanha, em execução atualmente, houve o aumento da intersetorialidade das ações com os departamentos da SJCDH e a ênfase na disseminação de informações que reforcem a importância da prevenção no momento mais crítico da pandemia.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Barcelona demite técnico espanhol Quique Setién
Das quase 500 cidades gaúchas, apenas 17 não registraram casos de coronavírus até agora
Deixe seu comentário
Pode te interessar