Terça-feira, 14 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
15°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Polícia Federal descobre esquema de lavagem de dinheiro a partir de avião que caiu com o ex-presidenciável Eduardo Campos

Compartilhe esta notícia:

O ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos morreu em agosto de 2014, em Santos (SP). (Foto: Divulgação)

A PF (Polícia Federal) investiga a ligação entre o avião que caiu com o ex-governador de Pernambuco e então candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos, em agosto de 2014, em Santos (SP), e uma organização criminosa acusada de movimentar mais de R$ 600 milhões e de realizar lavagem de dinheiro. Os agentes da PF em Pernambuco deflagraram, nesta terça-feira (21), a Operação Turbulência, que tem como objetivo desmontar o grupo que atua no Estado e em Goiás e possui ligação até com a Operação Lava-Jato.

Duzentos policiais federais cumprem 60 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão, 22 de condução coercitiva e cinco de prisão preventiva. Também estão sendo cumpridos mandados de indisponibilidade de contas e sequestro de embarcações, aeronaves e helicópteros dos principais membros da organização criminosa. Até o início da manhã desta terça quatro pessoas já haviam sido presas: João Carlos Lyra Pessoa de Melo Filho e Eduardo Freire Bezerra Leite foram presos quando desembarcavam em São Paulo. Já Apolo Santana Vieira e Arthur Roberto Lapa Rosal foram presos na capital pernambucana, segundo a PF.

O início

A investigação começou a partir da análise de movimentações financeiras suspeitas detectadas nas contas de algumas empresas envolvidas na aquisição da aeronave Cessna Citattion prefixo PR-AFA, usada por Campos.

A Polícia Federal constatou que essas empresas eram de fachada. Elas foram constituídas, de acordo com a PF, em nome de laranjas. Os sócios investigados são apontados como responsáveis por diversas transações entre si e com outras empresas fantasmas. Durante as apurações, os agentes chegaram até nomes conhecidos de grupos citados na Operação Lava-Jato.

Há suspeita de que parte dos recursos que transitaram nas contas examinadas servia para pagamento de propina a políticos e formação de “caixa dois” de empreiteiras. A Polícia Federal informa que o esquema criminoso sob apuração encontrava-se ativo, no mínimo, desde o ano de 2010.

A queda da aeronave ocorreu por volta das 10h do dia 13 de agosto de 2014, em um bairro residencial de Santos. A Aeronáutica informou em nota que o avião decolou do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá, no litoral paulista. (AG) 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Michel Temer visitará o Sudeste Asiático no mês que vem e a presidente do Supremo assumirá mais uma vez a Presidência da República
IBGE abre inscrições para concursos com 7.825 vagas
https://www.osul.com.br/policia-federal-descobre-esquema-de-lavagem-de-dinheiro-a-partir-de-aviao-que-caiu-com-o-ex-presidenciavel-eduardo-campos/ Polícia Federal descobre esquema de lavagem de dinheiro a partir de avião que caiu com o ex-presidenciável Eduardo Campos 2016-06-21
Deixe seu comentário
Pode te interessar