Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Partly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Polícia Federal prende três acusados por 5 mil fraudes contra o auxílio emergencial

Compartilhe esta notícia:

Abertura dessa folga orçamentária bilionária, que também permaneceria nos anos seguintes, será possível se Congresso aprovar PEC dos Precatórios. (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A PF (Polícia Federal) deflagrou na manhã desta quinta-feira (5) a Operação Voitheia II para investigar supostas fraudes em cerca de cinco mil auxílios emergenciais pagos em razão da pandemia. De acordo com a corporação, três pessoas já foram presas, entre elas o alvo principal da investigação, que foi capturado em Araquari, Santa Catarina.

No local, os agentes localizaram um computador que teria sido destruído pelo investigado “para evitar eventual prisão em flagrante” e apreenderam ainda diversos chips de aparelho celular supostamente utilizados na fraude.

Cerca de 60 agentes foram mobilizados para o cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e fazem buscas em 22 endereços nos Estados do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Minas Gerais. As ordens foram expedidas pela 10ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, que ainda determinou o sequestro dos bens dos investigados.

Na primeira fase da operação, iniciada em abril deste ano, a PF prendeu quatro pessoas em flagrante. O nome da ofensiva, Voitheia, significa auxílio, ajuda em grego.

De acordo com a PF, os trabalhos são resultado da atuação da chamada Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial, da qual participam a Polícia Federal, o Ministério Público Federal, o Ministério da Cidadania, a Caixa, a Receita Federal, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Os objetivos do grupo são identificar fraudes massivas e desarticular organizações criminosas, além de recuperar os valores pagos indevidamente.

Macapá

No último dia 20 de julho, em outra investida, a Polícia Federal deflagrou a Operação Ego, para combater associação criminosa responsável por fraudes no recebimento do auxílio emergencial, decorrente da pandemia do covid-19.

Cerca de 30 policiais federais deram cumprimento a sete mandados de busca e apreensão em Macapá (AP) e um mandado de busca e apreensão em Ciudad del Este, no Paraguai. O cumprimento do mandado de busca e apreensão no Paraguai contou com o apoio do Ministério Público Paraguaio e a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – SENAD, por meio da Divisão de Cooperação Jurídica Internacional da Polícia Federal, o Departamento de Recuperação de Ativos do Ministério da Justiça, da Adidância da PF no Paraguai.

A investigação apontou a existência de uma associação criminosa formada por quatro pessoas, alguns com vínculo familiar, residentes em Macapá, responsáveis por utilizarem-se de 35 contas Caixa TEM de terceiros, de diversas localidades do país, entre 29/05/2020 e 08/06/2020, obtendo, pelo menos, mais de R$ 65 mil de forma fraudulenta.

A PF identificou que a quadrilha fazia o cadastro da conta-vítima no aplicativo Caixa TEM e, quando o recurso era disponibilizado (na conta-vítima), realiza imediatamente pagamentos e transferências, como forma de camuflar a fraude, direcionando os valores, ao final das operações, para contas dos investigados. Quando as vítimas, que tinham seus dados usados pelos investigados, requeriam o benefício, descobriam que supostamente já tinham recebido.

No decorrer da investigação a PF identificou que um dos suspeitos foi morar no Paraguai e adotou as medidas necessárias de cooperação jurídica e policial internacional. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo e da PF.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Divórcio de Bill Gates é finalizado na Justiça com bolada que pode ultrapassar 70 bilhões de dólares
Justiça permite que réu seja citado por WhatsApp
https://www.osul.com.br/policia-federal-prende-tres-acusados-por-5-mil-fraudes-contra-o-auxilio-emergencial/ Polícia Federal prende três acusados por 5 mil fraudes contra o auxílio emergencial 2021-08-05
Deixe seu comentário
Pode te interessar