Sexta-feira, 29 de março de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre A partir desta sexta-feira, Porto Alegre terá o dobro de postos de saúde com teste rápido de coronavírus

Compartilhe esta notícia:

Testes rápidos estarão disponíveis em 60 unidades de saúde.

Foto: Cristine Rochol/PMPA
Agravamento de indicadores pode levar à emissão de alertas já nesta semana. (Foto: Cristine Rochol/PMPA)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre anunciou a ampliação do número de locais com oferta de testes rápidos de antígeno para detecção de coronavírus. Com vigência a partir desta sexta-feira (7), a medida prevê que o procedimento estará disponível em 60 postos de saúde, contra os atuais 33. Os locais devem ser divulgados em breve.

Conforme a prefeitura, a iniciativa faz parte de uma mudança na estratégia de combate à pandemia na capital gaúcha e tem por objetivo proporcionar maior agilidade aos resultados. O titular da SMS, Mauro Sparta, destaca:

“A confirmação do teste de antígeno sai em menos de 30 minutos. Com a transmissão comunitária da variante ômicron, precisamos isolar os casos positivos o mais rápido possível”.

Os pacientes sintomáticos e que tiverem resultado negativo no antígeno serão encaminhados para realização de teste do tipo RT-PCR para confirmação. Essa segunda etapa será realizada em oito locais específicos, a partir de encaminhamento pelas equipes dos postos da rede municipal.

Diferença

– Antígeno: utiliza uma espécie de cotonete inserido na nasofaringe, para testagem imunológica da amostra coletada. Sua principal vantagem é apresentar resultados de forma mais rápida e barata. Mas sua sensibilidade é inferior ao RT-PCR de nasofaringe.

– RT-PCR: também tem por base o uso do cotonete especial na nasofaringe, mas é um teste molecular baseado na pesquisa do material genético do vírus (RNA) na amostra coletada. É considerado o exame laboratorial padrão-ouro para diagnóstico da infecção e pode ser encontrado nas versões convencional (prazo de realização de pelo menos 24h) e POCT (resultado em poucas horas).

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

Depois de dois dias sem água, caminhões-pipa abastecem comunidades na Zona Leste de Porto Alegre
Redução das alíquotas de ICMS pode incrementar as vendas do comércio gaúcho, aponta FCDL-RS
https://www.osul.com.br/porto-alegre-amplia-oferta-de-testes-antigenos-para-covid-a-partir-desta-sexta/ A partir desta sexta-feira, Porto Alegre terá o dobro de postos de saúde com teste rápido de coronavírus 2022-01-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar