Terça-feira, 15 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 8 de fevereiro de 2021
Na tarde desta terça-feira (9), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, apresenta a estratégia para a retomada das atividades nas escolas municipais, prevista para 22 de fevereiro – portanto, em um prazo de duas semanas. O detalhamento dos protocolos será feito por meio de reunião virtual com diretores das instituições de ensino.
Devem participar do encontro o vice-prefeito Ricardo Gomes, e os titulares das pastas da Educação, Janaina Audino, da Saúde, Mauro Sparta, e de Enfrentamento ao Coronavírus, Renato Ramalho.
Um levantamento realizado pela Secretaria Municipal da Edução (Smed) sobre a situação atual das vagas nas escolas da rede aponta 12,7 mil cadastros de inscrição para novos alunos. A maior procura – aproximadamente 9 mil registros – foi pela Educação Infantil, mais especificamente no que se refere a creches (Berçário e Maternal).
O processo de inscrição e matrícula na rede municipal tem duas fases. A primeira é gerenciada pela Smed, por meio do preenchimento de um cadastro que ao final oferece três opções de escolas. A segunda é após o registro, quando as escolas são notificadas do interesse dos alunos e ajustam vagas/turmas para então contatar a família e efetivar a matrícula.
Do total de inscrições on-line (12,7 mil) recebidas até o dia 10 de dezembro, ao menos 5,5 mil novos alunos já estão matriculados e, portanto, têm a sua vaga garantida na rede.
Mas como muitas famílias perderam o prazo de inscrição, que pela primeira vez foi totalmente on-line, devido à pandemia, o Setor de Gestão de Vagas da Smed continua recebendo solicitações de uma forma mais ágil e de fácil acompanhamento pela comunidade escolar, através da plataforma Google Forms.
Desse modo, depois de registrado o pedido de vaga, o familiar poderá monitorar o andamento do processo.
Atualmente, a rede municipal atende cerca de 28 mil alunos em 312 escolas distribuídas na cidade. A secretária Janaina Audino acrescenta:
“O diagnóstico situacional realizado já no início desta gestão apontou que a demanda para Jardim A e Jardim B (crianças de 4 a 5 anos) está contemplada pela rede. Portanto, o nosso compromisso é a ampliação de vagas na creche (crianças até 3 anos)”.
As famílias que já encaminharam as inscrições precisam aguardar o contato das escolas, cuja confirmação de vaga depende da movimentação da lista de espera.
Para quem não sabe, as etapas da Educação Infantil são as seguintes:
– Creche: Berçário 1 e 2 e Maternal 1 e 2 (crianças de 0 a 3 anos);
– Pré-escola: Jardim A e Jardim B (crianças de 4 e 5 anos).
(Marcello Campos)