Sábado, 18 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
12°
Shallow Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirma que 28 mil pessoas já foram retiradas do Afeganistão

Compartilhe esta notícia:

Biden confirma novo pacote para reforçar defesas ucranianas na batalha pela região de Donbass. (Foto: Adam Schultz/The White House)

O presidente americano Joe Biden afirmou, neste domingo (22), durante uma coletiva de imprensa que o objetivo dos Estados Unidos é “retirar todos os americanos e evacuar os aliados afegãos”. Segundo ele, foram 28 mil pessoas retiradas do país em agosto, sendo 11 mil em 36 horas.

Biden também afirmou que os voos que estão saindo de Cabul não se dirigem diretamente aos EUA.

“Primeiro [esses voos] vão aterrissar em bases americanas pelo mundo. Nessas localidades, estamos produzindo operações de segurança para todos. Ninguém vai entrar nos EUA sem checagem. E os afegãos que ajudaram os EUA nos últimos 20 anos, terão nosso apoio para deixar o país.”

A medida seria para evitar possíveis ataques terroristas, já que tanto o Talibã quanto outros grupos que atuam na região podem ter as forças americanas como alvo.

Além dos 23 voos militares realizados nas últimas 24 horas, os EUA contarão com 35 voos civis para levar pessoas do Afeganistão para as bases aliadas localizadas em quatro continentes.

Joe Biden voltou a afirmar que “todo americano que queira vir pra casa, vai para casa”. Segundo ele, não há a possibilidade de evacuar a grande quantidade de pessoas “sem vermos essas imagens que passam na televisão”. Ele se recusou a dar detalhes das operações que estão sendo realizadas em solo afegão, mas afirmou que houve uma mudança tática para possibilitar que mais pessoas cheguem em segurança ao aeroporto de Cabul.

União Europeia

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou ne sábado (21) que o bloco não reconhece o regime Talibã, apesar de manter um diálogo com o grupo extremista para retirada de cidadãos do Afeganistão.

A declaração foi feita em visita a um centro criado pelo governo da Espanha, na base aérea militar de Torrejón, n nordeste do país, para receber pessoas que deixam o território afegão.

Para a líder do bloco europeu, é necessário manter contatos operacionais com o Talibã para facilitar que as pessoas em Cabul consigam chegar até o aeroporto. “Mas isso é completamente distinto e separado de negociações políticas”, disse.

“Não há negociações políticas com o Talibã e não há reconhecimento do Talibã”, disse a líder da União Europeia.

Ela também afirmou que o bloco europeu só investirá no Afeganistão se houver respeito aos direitos humanos pelo Talibã.

“O 1 bilhão de euros reservado pela União Europeia para os próximos sete anos para ajuda ao desenvolvimento está vinculado a condições estritas: respeito aos direitos humanos, bom tratamento de minorias e respeito pelos direitos de mulheres e meninas”, indicou von der Leyen.

A chefe do bloco europeu alertou para os relatos de mulheres que não são aceitas em seus locais de trabalho e de perseguições por conta de opiniões.

Acolhida

Também no sábado, altos funcionários da União Europeia (UE) visitaram as instalações a base aérea militar de Torrejón, junto com o primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez, que disse que a instalação pode acomodar 800 pessoas.

Dois aviões enviados pela Espanha a Cabul já chegaram à base aérea. Um trouxe cinco espanhóis e 48 afegãos que trabalharam para a Espanha e suas famílias. Um segundo chegou na última sexta-feira (20) com mais 110 afegãos.

Um terceiro voo com outros 110 passageiros deixou Cabul com destino a Dubai, cidade que a Espanha está usando como ponto de parada antes que os refugiados sejam transferidos para Madri.

A base aérea também está recebendo voos da União Europeia com outros refugiados afegãos. Todos devem passar até três dias lá antes de se mudarem para centros de acolhimento em outros lugares da Espanha ou para outros países europeus.

Sánchez disse que a resposta de outros membros da UE foi positiva e que alguns refugiados afegãos já partiram para outros países do bloco.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

Aspirina será testada em tratamento de câncer de mama agressivo
Israel constata que 3ª dose de vacina reduz muito os riscos de covid-19
https://www.osul.com.br/presidente-dos-estados-unidos-joe-biden-afirma-que-28-mil-pessoas-foram-retiradas-do-afeganistao/ Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirma que 28 mil pessoas já foram retiradas do Afeganistão 2021-08-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar