Sexta-feira, 17 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil A presidente do Supremo reclama do machismo de seus colegas ministros: “Não nos deixam falar”

Compartilhe esta notícia:

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia. (Foto: Reprodução)

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Cármen Lúcia, reclamou do comportamento dos ministros da Corte em relação a ela e à ministra Rosa Weber – únicas mulheres da mais alta Corte do País. Durante debate da sessão plenária de quarta-feira (10), a ministra se queixou de machismo, mesmo sem utilizar essa palavra, ao afirmar que os ministros não deixam as duas falar.

Cármen chamou a atenção de Fux quando ele afirmou que concedia a palavra a Rosa Weber para que ela proferisse o seu voto. “Concedo a palavra para o voto integral (risos)”, disse o ministro, referindo-se a Rosa. “Como concede a palavra? É a vez dela votar. Ela é quem concede, se quiser, um aparte”, retrucou.

Em seguida, a presidente do STF citou um levantamento em tribunais constitucionais onde há mulheres que apontam que as ministras são 18 vezes mais interrompidas do que os homens. Ela contou que foi questionada pela juíza Sonia Sotomayor, da Suprema Corte dos Estados Unidos, se esse hábito também era comum no Brasil. Cármen revelou o que respondeu à colega norte-americana: “Lá (no Brasil), em geral, eu e a ministra Rosa, não nos deixam falar, então nós não somos interrompidas”.

Em sua estreia na presidência do Supremo, Cármen reclamou do machismo, inclusive no Judiciário. “Há, sim, discriminação contra mulher. Há, sim, discriminação, mesmo como em casos de juízas como nós, que conseguimos chegar em condições de igualdade”, declarou.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

No depoimento ao juiz Sérgio Moro, Lula disse “não sei” 82 vezes
O Ministério Público Federal afirma que advogados de Lula prestaram informação falsa em entrevista coletiva
https://www.osul.com.br/presidente-supremo-reclama-machismo-de-ministros-na-corte-nao-nos-deixam-falar/ A presidente do Supremo reclama do machismo de seus colegas ministros: “Não nos deixam falar” 2017-05-11
Deixe seu comentário
Pode te interessar