Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Aplicado pela primeira vez, o Enem Digital teve 68% de abstenção. O Inep atribuiu a alta taxa à pandemia

Compartilhe esta notícia:

No primeiro dia do Enem Digital, os participantes responderam às questões de linguagens e ciências humanas e fizeram a redação

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasi
No primeiro dia do Enem Digital, os participantes responderam às questões de linguagens e ciências humanas e fizeram a redação. (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

O primeiro dia de aplicação das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) digital, ocorrido no domingo (31), registrou a ausência de 68,1% dos 93 mil candidatos inscritos em todo o País.

De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ao todo, 34,59 mil candidatos fizeram as provas.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, atribui as faltas principalmente à pandemia do coronavírus. “O índice de abstenção continua alto, como também teve no Enem impresso. A gente entende que isso é muito em função da pandemia. Alguns locais estão em lockdown, as pessoas não saíram de suas casas para fazer as provas”, disse.

O Enem impresso, finalizado no dia 24 de janeiro, teve abstenção recorde na história do exame. Mais da metade dos candidatos não compareceu.

Segundo Lopes, o exame deverá se tornar 100% digital até 2026. “Agora, em 2021, a gente fez uma grande mudança, começando uma nova jornada, que é o começo da digitalização das avaliações e dos exames feitos pelo Inep. O primeiro a ser escolhido foi justamente o Enem”, explicou.

Atrasos na aplicação

No último domingo, participantes relataram atrasos no início da aplicação das provas por problemas técnicos ou mesmo impedimento na realização do exame. De acordo com o diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, isso ocorreu por problemas de um dos servidores na transmissão das provas para os computadores.

Mesmo no Enem digital, os candidatos precisam comparecer aos locais de prova. No primeiro dia do Enem Digital, os participantes responderam às questões de linguagens e ciências humanas e fizeram a redação. No próximo domingo (07), resolverão as questões de matemática e ciências da natureza.

A prova

O tema da redação foi “o desafio de reduzir as desigualdades entre as regiões do Brasil”. Para Carolina Pavanelli, professora de redação da Escola Eleva, trata-se de um assunto mais complexo para o candidato do que o explorado no Enem presencial – “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”.

“Foi consideravelmente mais difícil porque, quando praticamos a redação na sala de aula, a desigualdade passa apenas como pano de fundo”, avalia Pavanelli. “Já a saúde mental foi um tema muito explorado no ano passado. Mesmo o aluno que não tivesse um repertório muito sofisticado sobre o assunto poderia tratá-lo bem, considerando o tanto que foi conversado sobre ele durante o lockdown.”

Já David Gonçalves, coordenador da redação da equipe do Colégio de A a Z, elogia o tema: “Os textos de apoio não direcionaram o aluno, ou seja, deram margem de manobra para que ele pudesse pensar as diferenças regionais”.  “É diferente do modelo visto na prova presencial, quando a palavra ‘estigma’ no tema já mostrava que o foco deveria ser o preconceito, e não uma fala sobre a saúde pública em geral, explica ele.

De acordo com Lopes, a repercussão do Enem Digital nas redes sociais foi “positiva”. Nos dois domingos anteriores, quando ocorreram as provas presenciais, houve diversos relatos no Twitter e no Facebook, sobre a desorganização para a entrada nos locais de prova, com casos como superlotação das salas de aula, desrespeitando as medidas de distanciamento social.

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Donald Trump nomeia advogados para defendê-lo no processo de impeachment no Senado dos EUA
Cinco candidatos disputam a presidência do Senado
https://www.osul.com.br/primeiro-dia-do-enem-digital-tem-mais-de-68-de-abstencao/ Aplicado pela primeira vez, o Enem Digital teve 68% de abstenção. O Inep atribuiu a alta taxa à pandemia 2021-02-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar