Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Dicas de O Sul Procon Porto Alegre elabora dicas para compras da Black Friday pela internet

Compartilhe esta notícia:

Quando o consumidor tem a possibilidade de analisar o produto, a obrigação e troca é restrita aos casos de defeito.

Foto: Reprodução
(Foto: Reprodução)

As compras pela internet se tornaram uma saída em meio à pandemia de coronavírus, tanto para os consumidores, como para os estabelecimentos. Seguindo esta tendência, a temporada deste ano da Black Friday, que acontece no dia 27, deve focar suas vendas por este canal. Para auxiliar quem pretende aproveitar as promoções, o Procon Porto Alegre elaborou algumas recomendações para adquirir produtos com segurança.

A primeira dica é pesquisar em diferentes sites e observar as variações para fazer a escolha certa. Acompanhar os preços com antecedência é fundamental para evitar as gastos por impulso e fazer uma compra efetivamente vantajosa. Para evitar o endividamento, é importante que o consumidor saiba o quanto pode gastar nesta data, considerando os gastos com as festas do final do ano. É importante que haja um planejamento financeiro.

Para realizar as compras pela internet, muitos bancos oferecem a opção de criar um cartão de crédito virtual por aplicativo. Assim, é possível utilizá-lo para uma única compra, sem necessidade de cadastrar os dados do seu cartão físico. Esta ferramenta possibilita uma segurança maior em relação aos dados do consumidor. Confira outras dicas.

Fique atento ao frete

É importante sempre olhar o valor do frete, as opções de modalidade de entrega/retirada do produto, assim como os prazos, para saber se o recebimento ocorrerá dentro do período que atenda às necessidades.

Cuidado com anúncios fraudulentos

O consumidor deve ter cuidado redobrado nas promoções recebidas por e-mail, SMS, Whatsapp e nas publicidades realizadas nas redes sociais. É comum que hackers se aproveitem da desatenção ou inexperiência do consumidor e apliquem golpes, criando acessos por links que encaminham o consumidor para páginas falsas. Nesse caso, o hacker fica com o seu dinheiro e você sem o produto. Desconfie de promoções muito vantajosas que correspondam a um valor irrisório em comparação às demais lojas que vendem o mesmo produto.

Atenção aos domínios dos sites

Busque sempre digitar no navegador o site desejado para acessar com maior segurança. Verifique se a loja é confiável e se tem um site com ambiente seguro para compras. Dê preferência para aqueles que apresentam o ícone de um cadeado na barra de endereços.

Troca de produto

Compras não presenciais garantem ao consumidor o direito de devolução da mercadoria, que deve ser realizada no prazo de até sete dias da data do seu recebimento. Já nas compras presenciais, a regra é outra. Quando o consumidor tem a possibilidade de analisar o produto, a obrigação e troca é restrita aos casos de defeito. Nos demais casos dependerá da política de troca da loja. Sempre pergunte antes de fazer a compra se é possível realizar a troca e qual o prazo. Peça que essa informação seja registrada na nota fiscal ou em cupom de troca afixado no produto. Em qualquer caso, guarde sempre a nota fiscal.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Dicas de O Sul

Feira do Livro promove evento para debater mulheres na literatura
Ministro defende modernização de equipamentos das Forças Armadas
https://www.osul.com.br/procon-porto-alegre-elabora-dicas-para-compras-da-black-friday-pela-internet/ Procon Porto Alegre elabora dicas para compras da Black Friday pela internet 2020-11-13
Deixe seu comentário
Pode te interessar