Segunda-feira, 13 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Programa de computador vai monitorar banhistas para evitar ataques de tubarão

Compartilhe esta notícia:

Projeto da Universidade Federal Rural de Pernambucano (UFRPE) percebe a presença da pessoa na área de risco. (Foto: Arquivo/Jackson Ciceri/O Sul)

Um projeto criado na Universidade Federal Rural de Pernambucano (UFRPE) pelo coordenador Valmir Macário Filho, vai auxiliar o Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) a monitorar os banhistas que ultrapassam ou permanecem em uma área de risco.

O projeto, com valor estimado em R$ 32 mil, foi selecionado entre seis outros apresentados e divulgado pela Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado (Facepe). Nele, um sistema de câmeras é usado para reconhecer quem estiver na praia e monitorá-lo. “É um software que percebe a presença da pessoa na área de risco e a acompanha, se estará a salvo ou não. Em caso de qualquer limite ultrapassado ou até um afogamento é emitido um alerta ao posto de guarda-vidas mais próximo”, explicou o presidente do Cemit, Clóvis Ramalho.

Segundo dados da Cemit, o índice do Registro Internacional de Ataques de Tubarão teve alta desde 1992, com 60 ataques de tubarões, na RMR e Jaboatão dos Guararapes. Desses casos, 40% resultaram em morte. O aumento na interação entre o tubarão e o homem está ligado diretamente à degradação dos ambientes marinhos e à alta densidade populacional no litoral, cerca de 900 hab/km².

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Governadores pedem a deputados CPMF com alíquota de 0,38%
Gêmeos separados na Segunda Guerra se reencontram 70 anos depois.
https://www.osul.com.br/programa-de-computador-vai-monitorar-banhistas-para-evitar-ataques-de-tubarao/ Programa de computador vai monitorar banhistas para evitar ataques de tubarão 2015-09-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar