Segunda-feira, 30 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 27 de agosto de 2015
A expectativa é de uma Expointer excepcional para a raça Texel. A projeção é do presidente da Brastexel- -Associação Brasileira de Criadores de Texel , Nedy de Vargas Marques. Ele destaca o número de inscrições, 282 animais, o que mostra que os criadores da raça estão empolgados. Apesar da tão comentada crise, avalia o presidente, os números são superiores as adesões dos eventos anteriores.
A raça Texel contabiliza 282 ovinos inscritos para a Expointer 2015 de um total de 909 ovinos de 13 raças conforme mapa fornecido pela ARCO. A raça com o segundo maior número de inscritos soma 101 ovinos. Na edição de 2014 da Expointer o Texel inscreveu 260 animais de 51 expositores e em 2013, 254, de 50 criadores. Este ano as inscrições foram efetuadas por 56 expositores do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. Os municípios gaúchos representados são Nova Prata, Porto Alegre, Viamão ,Santa Maria ,Palmares do Sul, Cachoeira do Sul, Osorio, Santana do Livramento, Santa Rosa, Candiota, Tramandaí, Santa Cruz do Sul, Santiago, Guaporé, Passo Fundo, Bagé, Salvador do Sul, Uruguaiana, Canoas, Alegrete, Bossoroca e Santo Antonio das Missões. Já do Paraná inscreveram criadores de Balsa Nova, Castro, Contenda e Maringá. E São Paulo estará representado por um criador de Santos.
O dirigente ainda projeta uma boa comercialização pela qualificação técnica e genética que tem certeza irá atrair os compradores. A exemplo de anos anteriores a Expointer deverá marcar o ingresso de novos criadores, segundo ele. E para atender os novos e tradicionais criadores a Brastexel montará uma estrutura para bem receber na Casa do Texel, no Parque Assis Brasil, no período da Expointer.