Domingo, 19 de maio de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Veja como será a fase emergencial em São Paulo

Compartilhe esta notícia:

A gestão municipal também alterou o horário de rodízio de carros na cidade. (Foto: Getty Images)

Nesta segunda-feira (15) todo o Estado de São Paulo, incluindo a capital, entrou na fase emergencial do Plano São Paulo para frear os avanços da covid-19, que está no pior estágio desde o começo da pandemia e já mata, em média, quase 2 mil pessoas por dia.

Até o dia 30 de março muitas atividades serão suspensas, mas as mudanças na circulação de veículos serão diferentes das aplicadas na outra ocasião em que a região entrou na fase vermelha.

Rodízio

Há quase um ano, no dia 17 de março, a prefeitura de São Paulo anunciou a suspensão do rodízio de veículos por tempo indeterminado. O período durou exatamente dois meses e, no dia 17 de maio, o prefeito Bruno Covas comunicou o retorno do rodízio tradicional na região conhecida como Centro Expandido.

O que desperta a dúvida nos motoristas agora é que, ao contrário de 2020, neste ano terá “toque de recolher” entre 20h e 5h. E 20h é justamente o horário que termina o rodízio na capital.

A prefeitura de São Paulo esclarece que não haverá qualquer alteração ou suspensão no rodízio municipal de veículos, mesmo com as restrições de horários. Para quem circular depois das 20h não há multa de trânsito prevista.

Lembrando que sábado, domingo e feriados não há rodízio.

— O que acontece ao circular com o carro nos horários de rodízio?

Quem descumprir a medida estará cometendo uma infração média com multa R$ 130,16, além de levar 4 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

— O Centro Expandido é composto por quais regiões?

O Centro Expandido inclui as seguintes vias: Marginal do Rio Tietê, Marginal do Rio Pinheiros, Avenida dos Bandeirantes, em toda a extensão, Avenida Afonso D’Escragnole Taunay, em toda a extensão, Complexo Viário Maria Maluf, em toda a extensão, Avenida Presidente Tancredo Neves, em toda a extensão, Avenida das Juntas Provisórias, em toda a extensão, Viaduto Grande São Paulo, em toda a extensão; Avenida Professor Luís Ignácio de Anhaia Melo, entre Viaduto Grande São Paulo e Avenida Salim Farah Maluf e Avenida Salim Farah Maluf, em toda a extensão.

Zona Azul

Não haverá qualquer alteração nos locais destinados a Zona Azul na Grande São Paulo, com exceção do entorno de unidades de saúde em um raio de 300 metros. A mesma medida valeu entre 23 de março e 12 de dezembro de 2020 e voltou novamente agora com fase emergencial.

São 50.712 vagas ao todo na Grande São Paulo, sendo 45.006 de Zona Azul convencional, 2.118 destinadas a Zona Azul Caminhão, 1.020 para pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida, 2.494 para Idosos e 74 para Zona Azul fretamento.

Vale lembrar que, desde novembro do ano passado, a Zona Azul passou a ser operada pela empresa privada Estapar. Com o início das operações, apenas o aplicativo Estapar Nova Zona Azul – SP pode comprar o cartão de forma digital.

A compra de créditos do Cartão Azul em pontos de venda físicos (como bancas de jornais e mercados) continua disponível durante a gestão da Estapar.

tags: em foco

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo federal abandona a meta de testes de covid e mantém estoque prestes a vencer
Governo de Pernambuco decreta quarentena para conter pandemia
https://www.osul.com.br/rodizio-e-zona-azul-veja-como-sera-a-fase-emergencial-em-sao-paulo/ Veja como será a fase emergencial em São Paulo 2021-03-15
Deixe seu comentário
Pode te interessar