Sábado, 27 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Sem-teto ocupam prédio onde funcionava hotel no Centro de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Ocupação iniciou na madrugada desta terça-feira. (Foto: Divulgação)

O MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas) ocupou, na madrugada desta terça-feira (04), o prédio onde funcionava o antigo Hotel Açores, na rua dos Andradas, 885, no Centro de Porto Alegre. Integrantes da Ocupação Lanceiros Negros, os sem-teto alegam que o prédio estava abandonado e sem função social.

O grupo chegou ao local em ônibus. Faixas do MLB foram colocadas na fachada do edifício de sete andares. A entrada do local foi trancada com cadeados e correntes. A nova ocupação recebeu o nome de Lanceiros Negros Vivem e conta com a participação de 150 famílias, de acordo com o movimento. Não foi registrado tumulto durante o ato.

“São pessoas que foram expulsas da Ocupação Lanceiros Negros, e outras famílias que vivem em áreas de risco, de tráfico. Perderam suas moradias e pertences nas enchentes e não querem passar por esses problemas”, diz o movimento.

Lanceiros Negros

Em 14 de junho, os Lanceiros Negros foram retirados de um prédio na esquina das ruas General Câmara e Andrade Neves, também no Centro da Capital. O local pertence ao governo do Estado e estava ocupado desde 2015, quando famílias que não tinham onde morar invadiram o prédio de quatro andares. O edifício abrigou a antiga sede do Ministério Público Estadual. O MLB destacou que, antes da chegada da Ocupação Lanceiros Negros, o prédio estava abandonado havia 12 anos.

A Brigada Militar foi acusada de agir com violência na desocupação, autorizada pela Justiça. O deputado estadual gaúcho Jeferson Fernandes (PT) foi preso durante a reintegração de posse. Após grande polêmica, o secretário de Segurança do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, determinou ao comando da Brigada Militar a abertura de Inquérito Policial Militar para apurar as circunstâncias, a motivação e os fatos ocorridos durante a desocupação do imóvel. A solicitação partiu diretamente do governador José Ivo Sartori.

Na época da reintegração de posse, o governo divulgou uma nota: “Foram feitas sucessivas mediações e esgotadas todas as alternativas de resolução consensual de conflito ao longo de um ano e meio, na presença de representantes do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), seja perante o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) ou no Centro de Conciliação e Mediação da Procuradoria-Geral do Estado (PGE/RS)”.

Conforme a nota, o local será reformado e ocupado pela Defesa Civil e por setores da Casa Civil gaúchas. Segundo o governo, o prédio invadido oferecia “risco por ser histórico, impróprio para habitação, sobretudo pelo piso antigo estar cedendo”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O ex-presidente do Banrisul Mateus Bandeira deve ser o candidato do Partido Novo ao governo do RS
Presos 14 integrantes de uma quadrilha que roubava carros na Região Metropolitana de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/sem-teto-ocupam-predio-onde-funcionava-hotel-no-centro-de-porto-alegre/ Sem-teto ocupam prédio onde funcionava hotel no Centro de Porto Alegre 2017-07-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar