Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
21°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Servidores da segurança pública paralisam as atividades e realizam protestos no RS; escolas estaduais estão fechadas

Compartilhe esta notícia:

Protesto em frente ao Palácio da Polícia, na Capital (Foto: Jackson Ciceri/O Sul)

Servidores estaduais da segurança pública paralisam as atividades nesta quinta-feira (04) no Rio Grande do Sul em razão do novo parcelamento dos salários anunciado pelo governo gaúcho. A paralisação, que começou às 6h, deve se estender até as 21h.

Conforme o Ugeirm (Sindicato dos Escrivães, Inspetores e Investigadores de Polícia do Rio Grande do Sul), não ocorre o cumprimento de mandados de prisão, de busca e apreensão, operações policiais, entrega de intimações, oitivas, remessa de inquéritos policiais ao Poder Judiciário e demais procedimentos de polícia judiciária. Ocorrências graves são registradas. Há manifestações em frente ao Palácio da Polícia, em Porto Alegre.

Também há protestos em frente a quartéis da BM (Brigada Militar). Em Porto Alegre, policiais da reserva e familiares bloqueiam o portão do 9º BPM, na avenida Praia de Belas. Também há atos na Restinga e na avenida Aparício Borges e em pelo menos outros dois batalhões. Em Alvorada, servidores amarraram viaturas para evitar que os veículos da BM façam o policiamento. Em Esteio, Campo Bom e outras cidades do interior também são registrados protestos.

No entanto, viaturas e brigadianos circulam normalmente pelas ruas da Capital para realizar o policiamento, principalmente na área central. A movimentação de pedestres e no comércio manteve-se normal na cidade desde o começo da manhã. No início da tarde, porém, houve queda na circulação de veículos e pessoas em algumas vias, como a Mauá, no Centro.

Protestos de servidores estão previstos para ocorrer em frente ao Palácio Piratini ao longo do dia. O governador José Ivo Sartori pediu aos trabalhadores, na quarta-feira (03), que não prejudiquem os mais de 11 milhões de gaúchos, e que espera que as manifestações ocorram de maneira pacífica e ordenada. Ele reiterou que o parcelamento de salários não é um ato de vontade, mas fruto da crise financeira do País. Conforme o governador, serviços públicos devem ser mantidos hoje, especialmente na área da segurança pública.

Ônibus e Trensurb

Os ônibus e o trensurb operam normalmente nesta quinta em Porto Alegre e na Região Metropolitana. “Não haverá quaisquer restrições ou alterações de horários em razão da paralisação anunciada pelos servidores da segurança pública”, assegurou o diretor-presidente da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação), Vanderlei Cappellari.

Escolas

Alegando falta de segurança, o Cpers-Sindicato pediu aos pais que não levem seus filhos para as escolas nesta quinta-feira. Diversas instituições de ensino estaduais estão fechadas em Porto Alegre, entre elas os colégios Júlio de Castilhos, Protásio Alves, Rio Branco, Afonso Emílio Massot e Paula Soares. As escolas municipais e particulares funcionam normalmente.

 

tags: segurança

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

As montadoras estão pedindo um carro único entre Brasil e Argentina
Ladrões assaltam supermercado em Cachoeirinha e trancam os funcionários em uma sala
https://www.osul.com.br/servidores-da-seguranca-publica-paralisam-as-atividades-no-rs-onibus-e-trensurb-funcionam-normalmente/ Servidores da segurança pública paralisam as atividades e realizam protestos no RS; escolas estaduais estão fechadas 2016-08-04
Deixe seu comentário
Pode te interessar