Quarta-feira, 18 de junho de 2025
Por Redação O Sul | 3 de agosto de 2015
A Subaru está lançando no Brasil as novas versões do seu sedan esportivo WRX e WRX STI. Os modelos foram desenvolvidos a partir da experiência vitoriosa da marca no mundial de rali e 24 horas de Nürburgring.
O WRX, com um caráter mais urbano, traz o novo motor Boxer Turbo 2.0 com injeção direta e que alcança 270 cavalos de potência. O propulsor é acompanhado pela também nova transmissão automática Sport Lineartronic e a tração integral Symmetrical All-Wheel produzida no Japão e importada para o Brasil com exclusividade pela CAOA.
No design, o novo Subaru WRX traz faróis mais estreitos, com xenônio e assinatura em LED ladeiam a grade hexagonal da marca. A entrada de ar no capô para o intercooler foi reposicionada, melhorando ainda mais a visibilidade dos ocupantes. No interior, o volante de couro, com ajuste de altura e profundidade.
Bancos dianteiros esportivos trazem apoios de cabeça com ajustes de altura e inclinação. O revestimento dos bancos, em couro, conta com costuras vermelhas, no volante e na alavanca do câmbio. O quadro de instrumentos conta com hodômetro e conta-giros com layout de dupla marcação, ponteiros horizontais e iluminação em vermelho.
Na parte central do quadro está instalada uma tela de cristal líquido de 3,5 polegadas, com informações sobre o consumo de combustível, distância percorrida, velocidade selecionada para o “piloto automático”, entre outras informações. Na parte central, uma tela tela touchscreen de 6,2 polegadas.
Em versão única de acabamento, o novo Subaru WRX tem preço de R$ 147.900 e traz, de série, teto solar elétrico, faróis de xenônio, rodas 18 polegadas de liga-leve, revestimento dos bancos em couro, ar-condicionado dual zone, detalhes de acabamento em carbono, entre outros.
Versão STI
Subaru WRX STI 2016. Foto: Divulgação
O que primeiro chama a atenção na versão STI do novo Subaru WRX, que está disponível com preço de R$ 194.900, é o aerofólio traseiro. Comparada com a utilizada em versões anteriores, a peça está 300 gramas mais leve e 8 mm mais alta, o que facilita a abertura do porta-malas e amplia a visão traseira do motorista, respectivamente. Outra exclusividade são as rodas douradas opcionais, que remetem à equipe de rali da marca.
Outros diferenciais da versão “superesportiva” são o volante de base reta, semelhante aos usados em alguns carros de competição. Nas extremidades dos raios estão instalados os botões de acionamento do sistema de áudio e os comandos do piloto automático e, claro, o novo motor Boxer Turbo 2.5 com potência máxima de 310 cavalos.
Em relaçao a equipamentos, um dos diferenciais da versão STI é a Central de Controle do Diferencial (DCCD – Driver’s Control Center Differential) que possibilita modificar a proporção da distribuição do torque entre os eixos dianteiro e traseiro. O sistema de gerenciamento do trem de força “SI-Drive” (Subaru Intelligent Drive) também permite ajustar as características de dirigibilidade do carro, escolhendo três diferentes opções – “Intelligent”, “Sport” e “Sport Sharp”.
A velocidade máxima da versão esportiva é limitada eletronicamente em 255 km/h, e o sedan necessita apenas de 5,2 segundos para acelerar de 0 à 100 km/h.
Modelo | Motor | Potência | Preço |
Subaru WRX | Boxer Turbo 2.0 | 270 cv | R$ 147.900 |
Subaru WRX STI | Boxer Turbo 2.5 | 310 cv | R$ 194.900 |
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