Segunda-feira, 20 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
14°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Supremo forma maioria para determinar que o Congresso atualize o número de deputados por Estado na Câmara

Compartilhe esta notícia:

Os interessados podem se inscrever até as 16h do dia 4 de outubro. (Foto: Divulgação)

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nessa sexta-feira (25) para fixar prazo ao Congresso Nacional para aprovar lei que atualiza a quantidade de deputados federais por Estado, com base na população de cada unidade da federação. Os ministros acompanharam o voto do relator, Luiz Fux, que propôs estabelecer que os congressistas devem aprovar lei sobre o tema até 30 de junho de 2025.

Segundo o voto de Fux, o cálculo para atualizar o tamanho das bancadas estaduais na Câmara deverá levar em conta:

– número máximo de 513 deputados;

– e os dados do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.

Na prática, significa que as mudanças serão feitas a partir de uma redistribuição das cadeiras já existentes. A revisão será válida para as eleições de 2026, com mandatos iniciados em 2027.

Levantamentos apontam que 14 Estados podem sofrer variações no número de parlamentares na Câmara dos Deputados e em suas Assembleias Legislativas Estaduais.

A revisão no número de deputados federais também poderá impactar no tamanho das Assembleias Legislativas Estaduais e da Câmara Legislativa do DF. Segundo a Constituição, a composição dessas Casas tem relação direta com o montante dos estados na Câmara dos Deputados.

Se após prazo ainda não houver regra pronta, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinar a revisão até 1º de outubro de 2025.

Ao determinar a atualização, Luiz Fux considerou que houve omissão do Congresso em relação ao tema e que isso tem impactos para a democracia.

O texto prevê que o tamanho de cada assembleia será calculado da seguinte forma:

– pelo triplo da representação do estado na Câmara;

– se ultrapassar o número de 36, o tamanho será a soma de 36 mais o excedente da subtração entre a bancada na Câmara e o número 12.

Julgamento

A Corte analisa ação apresentada pelo governo do Pará. O estado afirma que uma lei de 1993 estabelece os limites mínimo e máximo para o número de deputados, mas não detalha a representação de cada Estado.

O governo paraense disse ainda que o texto não estabelece uma regra para o ajuste da representação quando o número de habitantes é alterado.

O julgamento ocorre no plenário virtual — sistema no qual os ministros apresentam seus votos diretamente em uma página eletrônica da Corte, sem a necessidade de sessão presencial ou videoconferência.

Até as 22h dessa sexta, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes havia seguido o voto de Fux. As informações são do portal de notícias G1.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Governo quer “Enem” para concurso público, com provas em 180 cidades
123 milhas: Justiça dá 5 dias para a empresa apresentar garantias para indenização de clientes que tiveram pacotes de viagem suspensos
https://www.osul.com.br/supremo-forma-maioria-para-determinar-que-o-congresso-atualize-o-numero-de-deputados-por-estado-na-camara/ Supremo forma maioria para determinar que o Congresso atualize o número de deputados por Estado na Câmara 2023-08-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar