Terça-feira, 21 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
13°
Fog

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Tribunal espanhol revoga plano de independência da Catalunha

Compartilhe esta notícia:

Parlamento catalão aprovou resolução em novembro estabelecendo plano para estabelecer uma república dentro de 18 meses. (Foto: Reprodução)

A Corte Constitucional espanhola informou nesta quarta-feira que revogou uma moção do Parlamento da Catalunha para o início do processo de separação do restante da Espanha, informou a Reuters.

O Parlamento catalão aprovou resolução em novembro estabelecendo plano para estabelecer uma república dentro de 18 meses na região altamente industrializada e populosa no nordeste da Espanha, que corresponde a um quinto da produção econômica do país.

O processo estava congelado desde 11 de novembro, aguardando decisão do tribunal. Líderes catalães eleitos em setembro prometeram ignorar as decisões da Corte Constitucional.

“A resolução vulnerabiliza as normas constitucionais que garantem ao povo espanhol a soberania nacional e que, em correspondência com isso, afirmam a unidade da nação espanhola titular dessa soberania”, assinalam os magistrados.

O porta-voz do governo regional da Catalunha, Neus Munté, afirmou que a resolução independentista aprovada pelo parlamento regional se mantém “inalterada”, apesar da anulação anunciada pela Corte Constitucional, informou a France Presse.

“Esta sentenção não tem os efeitos políticos da resolução. Portanto, o conteúdo dessa declaração, aprovada por maioria absoluta no parlamento da Catalunha no dia 9 de novembro, se mantém inalterada”, afirmou Munté, porta-voz do governo do independentista Artur Mas.

Campanha eleitoral

A decisão chega poucas horas antes que, nesta quinta-feira, à meia-noite, tenha início a campanha para as eleições legislativas de 20 de dezembro, de prognóstico incerto com até quatro partidos aspirando a vitória.

O Partido Popular de Rajoy, ligado aos socialistas e aos dois partidos emergentes, o centrista Ciudadanos e o antiliberal Podemos, se apresenta nessas eleições como o avalista da estabilidade econômica e da união da Espanha, ameaçada pelo ímpeto da Catalunha.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

Uma médica ajudou o marido a planejar o assassinato de prefeito no Mato Grosso
Assembleia Legislativa do RS recorre à Justiça contra o afastamento de Jardel
https://www.osul.com.br/tribunal-espanhol-revoga-plano-de-independencia-da-catalunha/ Tribunal espanhol revoga plano de independência da Catalunha 2015-12-02
Deixe seu comentário
Pode te interessar