Domingo, 28 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
19°
Mostly Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Acontece Uruguay Natural: Paysandú, região das águas, da cerveja e dos doces

Compartilhe esta notícia:

Salinas del Almirón, o novo empreendimento da localidade.

Por Clarice Ledur: Especial/O Sul

A origem de Paysandú remonta a 1750, como região portuária para embarque de couros e produtos da agropecuária. Hoje, conta com grandes curtumes, produção de azeites, cervejas, açúcar, têxtil, cítricos e laminado para decoração, entre outros.

As águas termais de Paysandú jorram a 36 graus e com características salgadas, o que vem acelerando seu uso na indústria química, principalmente voltada ao tratamento da pele e medicamentos.

A capital possui 75 mil habitantes e somente agora começa a descobrir um segmento que promete ganhar espaço na região, a cerveja artesanal. Carlos M. Lamarca é proprietário de uma micro cervejaria no centro da cidade, ao lado do irmão, Juan Estevan, e do primo Fernando Lamarca. Com uma produção de 3 mil litros mês, a Bimba Brüder conta com quatro rótulos em seu mix: Blonde Ale, Wibter, Scottish Ale e Oatmeal Stout. O investimento na micro cervejaria foi em torno de 150 mil dólares e surgiu por hobby . A marca já é encontrada em Montevidéu e Punta Del Este. Expandir o negócio faz parte dos planos. Carlos Lamarca é arquiteto e divide seu tempo entre ambas as atividades. Ele se diz entusiasmado com a experiência, pois os uruguaios começam a apreciar a bebida, que vem crescendo na preferência local.

Chajá um doce quase centenário, é orgulho da cidade

Percorrer o centro de Paysandú leva a algumas descobertas. A praça é enaltecida com o busto de Leandro Gomez, um defensor da “heróica” de Paysandú entre 1864 e 1865, onde 1.200 soldados e civis lutaram pela soberania da pátria, à frente de 10 mil homens a mando do general Flores, e seus aliados da Argentina e Brasil. Os restos mortais do herói estão enterrados próximo ao busto, na frente da Basílica da cidade, datada de 1860, onde esta história se descortina permanentemente para os visitantes, em seus detalhes.

Praças e ruas largas, arborizadas, dão um charme especial à cidade, com um comércio forte. Um dos orgulhos regionais é a Chajá Postres de Paysandú, fundada em 1927 e já na quinta geração. O nome da confeitaria, Chajá, bem no centro da cidade, remete a um pássaro autóctone de abundante plumagem, que o fundador, na época, Don Orlando Castellano, associou a uma sobremesa. Desde então, a marca ficou famosa e hoje integra uma franquia em Montevidéu e projetos ambiciosos para crescer ainda mais no restante do país.

Alfonso Nardini é o diretor, filho de uma das netas do fundador. São três irmãos e ele cuida da parte administrativa, inclusive da formatação das franquias. A fábrica, atrás da loja, em Paysandú, possui 600 metros quadrados e é de lá que saem as maravilhosas sobremesas que orgulham proprietários e moradores.

O Chajá é basicamente composto por um creme de manteiga, biscoitos e merengue, logicamente com seu preparo e aromas adicionais mantido em sigilo. A receita original ainda leva pêssegos, mas foi adaptada ao longo dos tempos para as versões morango, banana, chocolate e doce de leite. Um gelato, mantendo a mesma receita, com doce de leite, é a grande novidade, que há 30 dias desfila nas prateleiras da confeitaria. A matriarca, com apenas 62 anos, Mabel Balbis, é uma entusiasta da Chajá e da continuidade do negócio impulsionado por seus filhos, embora ela ainda permaneça na administração, com um olhar mais distante ao cotidiano da empresa. “Cada geração cria uma inovação, mantendo o respeito e a tradição da Chajá”, diz ela.

Salinas Del Almirón um paraíso no meio rural

Algumas das termas de Almirón estão em um parque aquático denominado Salinas Del Almirón, um empreendimento novo que oferece descanso, parque infantil, academia, turismo de aventura com cavalgada, bicking e canoagem, entre outras opções.

O grupo empreendedor é o Sacramento Management, proprietário de outras redes hoteleiras no Uruguay. O Salinas está situado em Guichon, a uma hora de Paysandú, e conta com salas de reuniões e estrutura para atender também eventos corporativos. São 68 apartamentos privados que recebem na sua maior parte famílias e casais que chegam do próprio país e da Argentina. O investimento representa cerca de 6 a 7 milhões de dólares. Instalações, serviço, gastronomia e lazer diferenciam o empreendimento, inaugurado recentemente.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Acontece

Temer lança pacote que mexe no FGTS para enfrentar sua pior crise
Premiação do documentário “Antártica por um ano”
https://www.osul.com.br/uruguay-natural-paysandu-regiao-das-aguas-da-cerveja-e-dos-doces/ Uruguay Natural: Paysandú, região das águas, da cerveja e dos doces 2016-12-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar