Quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Porto Alegre
Porto Alegre
14°
Fair

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Literatura Veja dicas para iniciar uma criança no mundo da leitura

Compartilhe esta notícia:

A leitura propicia o acesso a um mundo de incontáveis possibilidades, com novas linguagens e outras culturas. (Foto: Reprodução)

A leitura propicia o acesso a um mundo de incontáveis possibilidades, com novas linguagens e outras culturas. Pais, responsáveis e educadores têm a possibilidade de incentivar a criança a entrar nesse universo de descobertas, mas o começo nem sempre é fácil.

Para ajudar na introdução à leitura, veja, a seguir, dicas simples que podem ser colocadas em prática hoje mesmo.

1) Disponibilize histórias em quadrinhos

Para as crianças que estão começando a aprender a ler, as histórias em quadrinhos se tornam uma forma interessante de, com poucas palavras, iniciar esse processo de hábito da leitura. Com uma linguagem simples, que cabe no entendimento da criança, os gibis são de grande valia para ajudar seu filho criar o costume de ler com diversão.

2) Dê livrinhos de presente

Essa técnica é uma das mais infalíveis. Como a criança poderá criar o hábito da leitura se não ganhar livros? Ao invés daquele brinquedo da moda, dê livros coloridos e divertidos. Hoje em dia, há grandes autores da linha infantil e infantojuvenil. Para as crianças na faixa pré-escolar, os livrinhos de banho com figuras e palavras ou frases curtas são uma ótima pedida.

Para crianças até 3 anos, é importante a introdução dos presentes com livros com gravuras, fotos, figuras coloridas que chamem atenção. De 3 a 6 anos, os livros já podem ter histórias curtas, de fácil leitura. Para as crianças a partir dos 6 anos, os livros devem seguir os gostos das crianças, com seu conteúdo sendo gradativamente estendido.

3) Leia junto com as crianças

Para muitos pais, a falta de tempo é um grande problema. Mas quando se trata de leitura, esse tempinho deve ser garantido. Seja na hora de ir para cama ou logo depois do almoço, lendo uma história pequena que possa acabar de uma vez ou uma história com vários capítulos, dividida por algumas noites. O importante aqui é passar algum tempo com as crianças, incentivando a entrada ao mundo da leitura.

4) Coloque os personagens em ação

Quando lemos uma história, o personagem principal tem sua personalidade inserida tomando certas atitudes. E que tal se você invertesse os papéis? Coloque seu filho como o personagem principal e pergunte o que ele faria em certas situações. Comece com a situação mais difícil que apareceu no livro, depois soltando a imaginação a fim de fazer com que a criança pense em outras soluções que poderiam ter sido tomadas.

5) Nunca tenha a leitura como obrigação

As crianças já são curiosas e criativas por natureza. Por isso, com apenas um empurrãozinho, o mundo da leitura se transformará em um imenso prazer. Use o bom senso para que a leitura não se torne uma tarefa maçante e obrigatória. Nos dias em que o sono chegar antes ou em que as crianças estiverem mais agitadas, abra espaço para outras possibilidades. Saber prender a atenção da criança e conhecer a hora certa para a leitura são práticas imprescindíveis.

tags: Você Viu?

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Literatura

Livro traz manuscritos de “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector
Paulo Coelho e a mulher se dispõem a cobrir gastos de festival de jazz reprovado pela Funarte
Deixe seu comentário
Pode te interessar