Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
22°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde A chegada do inverno pede atenção especial com a saúde

Compartilhe esta notícia:

Rede municipal disponibiliza 140 unidades de saúde à população. (Foto: Joel Vargas/PMPA)

Reforçar a imunidade a partir de uma alimentação natural, rica em frutas e verduras, além de hidratação adequada, ingerindo preferencialmente água e sucos, é fundamental para manter a saúde do organismo, especialmente com a chegada dos meses de inverno. O predomínio do frio, umidade e tempo instável acaba influenciando na eficácia do sistema imunológico, ocasionando diversos problemas respiratórios. É o que explica o pneumologista da SMS (Secretaria Municipal de Saúde) João Antônio Bonfadini Lima.

Para reduzir as chances de desenvolver quadros virais nessa época do ano, é fundamental observar algumas dicas no sentido de prevenir o contato com os diversos tipos de vírus. “Na prevenção, a medida mais impactante é reduzir o contato, evitando ambientes fechados com grande número de pessoas. O ideal é manter a casa ventilada e fazer passeios ao ar livre”, avalia Lima.

No caso da síndrome gripal e de outras viroses, uma medida simples e eficaz de prevenção é lavar as mãos com água e sabonete com frequência, evitando o contato com olhos, boca e nariz quando não estiverem higienizadas, já que o vírus pode permanecer por pelo menos 30 minutos na pele. “A sobrevivência do vírus no ar é baixa, permanecendo por mais tempo em superfícies como mesas e mucosas nasais, por isso a necessidade de manter os ambientes arejados e as mãos higienizadas, procurando usar lenços de papel”, orienta o médico, lembrando que a vacinação contra a gripe para grupos prioritários também reduz as chances de contato com o vírus. Ao espirrar ou tossir, a orientação é proteger a boca, para não espalhar o vírus. O uso de álcool gel também é indicado. Outra dica é sair de casa bem agasalhado em dias frios.

Prevenção

Em bebês e crianças pequenas, as três doenças que mais motivam a busca por internações são bronquiolite, pneumonia e asma. Conforme relata o pneumologista, essas doenças são responsáveis por um terço até metade das internações nos meses de inverno. O zelo deve ser redobrado especialmente até os 2 anos de idade. “É muito importante evitar o contato de pessoas que apresentem quadros virais. A bronquiolite, por exemplo, é uma doença grave nessa faixa etária, pois o vírus se instala nos bronquíolos, partes finais dos brônquios, e não há um medicamento indicado, apenas o uso de oxigênio”, informa o médico.

Usar soro fisiológico para a limpeza do nariz pode reduzir as chances de vírus ou bactérias se instalarem. “A limpeza direta do nariz contribui para permitir que o ar passe com mais facilidade, evitando a secreção acumulada que, com o tempo, acaba tornando-se terreno propício para a chegada de infecções”, diz Lima.

Atendimento

Em quadros com febre acima de 38,5, tosse, dor de cabeça e indisposição, o indicado é procurar atendimento. A rede municipal de Porto Alegre disponibiliza 140 unidades de saúde à população. As unidades de saúde contam com profissionais capacitados para atender os pacientes, com horários diferenciados de acordo com o funcionamento dos serviços, sempre de segunda a sexta-feira: nas unidades de saúde, o atendimento vai das 8h às 17h (importante procurar o local de referência, conforme o endereço de moradia do paciente); na US São Carlos, US Tristeza, US Ramos e no Centro de Saúde Modelo, das 8h às 22h; e na Clínica de Família da Restinga, das 8h às 20h. O atendimento é pelo SUS (Sistema Único de Saúde), inclusive com acesso a medicamentos.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Efeitos do inverno! Saiba como manter os lábios sem rachaduras no tempo frio
Pesquisa brasileira comprova que remédio usado por pacientes com Parkinson causa arritmia cardíaca
https://www.osul.com.br/a-chegada-do-inverno-pede-atencao-especial-com-a-saude/ A chegada do inverno pede atenção especial com a saúde 2019-06-22
Deixe seu comentário
Pode te interessar