Terça-feira, 16 de abril de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
24°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Ciência Nasa e Inpe analisam incêndios na Amazônia

Compartilhe esta notícia:

Imagens da Nasa mostram as dimensões dos incêndios da Amazônia. (Foto: Nasa/Divulgação)

A Nasa, Agência Espacial Norte-Americana e o Inpe,  Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, procuram definir o impacto dos incêndios na floresta tropical brasileira e determinar se os atuais índices representam recordes históricos. Mas nesta tentativa, a Nasa precisou “atualizar” informações na última quinta-feira, 22 de agosto. 

Uma das razões foi porque a Global Fire Emissions Database, uma das fontes da agência, havia parado de reunir dados sobre queimadas em 2016. A outra, foi o fato dos americanos contabilizarem não apenas a porção da Amazônia Brasileira, mas também as áreas da floresta que se estendem por outros países, como Colômbia, Peru e Bolívia.

Mas para o coordenador do programa Queimadas, do Inpe, Alberto Setzer, as informações da Nasa confirmam os dados do Instituto: “Os dados de focos de queima de vegetação que usamos na geração dos nossos dados, os focos do satélite Aqua, são em princípio, os mesmos que a Nasa usa no monitoramento de todo o planeta. Os valores finais do Inpe são um pouco inferiores, pois retiramos o sinal de fontes industriais, como siderúrgicas”, explica.

A Nasa divulgou nota ressaltando que não é incomum observar queimadas no Brasil nessa época do ano, por conta de altas temperaturas e baixa umidade e que nem todos os incêndios são causados pelo desmatamento. Por causa do calor e da falta de chuvas, focos espontâneos surgem, sobretudo entre os meses de julho e agosto, quando o tempo é mais seco.

Saiba mais nos sites das instituições, clicando em: NASA  INPE.

 

 

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Ciência

Conselho Europeu acha difícil ratificar acordo com Mercosul
O presidente do Conselho Europeu questiona no grupo dos sete países mais ricos do mundo o acordo com o Mercosul após os incêndios na Amazônia
https://www.osul.com.br/a-nasa-diz-precisar-de-tempo-para-saber-se-as-queimadas-de-2019-alcancarao-recorde-anual-ou-nao/ Nasa e Inpe analisam incêndios na Amazônia 2019-08-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar