Sábado, 11 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Citado em investigações, Lula reforça sua equipe de defesa

Compartilhe esta notícia:

Ex-presidente (imagem) havia afirmado que Delcídio do Amaral fez uma “coisa de imbecil”. (Foto: Hugo Villalobos/AFP)

Com o aperto do cerco de investigações em várias frentes sobre si e seus familiares, em especial nas operações Lava-Jato e Zelotes, o ex-presidente Lula decidiu reforçar sua defesa: contratou o criminalista Nilo Batista para seu time de advogados. Nas palavras de aliados, Lula “tomou consciência de que algo mais grave pode acontecer”. Nesta semana, por exemplo, veio à tona que o delator Nestor Cerveró o citou diretamente em um negócio investigado na Lava-Jato, que apura o esquema de corrupção na Petrobras.

Até aqui, Lula vinha adotando a tática de mostrar-se como perseguido por setores do Judiciário e pela imprensa, os quais, na sua retórica, querem minar eventual nova candidatura dele à Presidência. O petista não abandonará o discurso, mas chamou Batista para adensar tecnicamente sua defesa nos casos em que vem sendo citado.

Batista foi governador do Rio de Janeiro em 1994 – era vice de Leonel Brizola (PDT) quando o pedetista se afastou do cargo para concorrer à Presidência – e é considerado um dos principais criminalistas do Estado. Em 2003, Lula cogitou convidá-lo para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal, mas acabou optando por Cezar Peluso, por sugestão do então ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos.

Batista disse que está trabalhando de graça para Lula. Especula-se que os honorários dos advogados da Lava-Jato variem entre 3 milhões e 5 milhões de reais, mas alguns figurões chegam a cobrar 15 milhões de reais pelo trabalho. Segundo Batista, sua estratégia será “mostrar movimentos processuais e as hipóteses fantasiosas” utilizadas para “criminalizar” o petista. (Folhapress)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O criador da Lei da Ficha Limpa disse que Lula está inelegível
Presidente da Câmara dos Deputados diz que assinará criação da CPI do Carf no início de fevereiro
https://www.osul.com.br/citado-em-investigacoes-lula-reforca-sua-equipe-de-defesa/ Citado em investigações, Lula reforça sua equipe de defesa 2016-01-14
Deixe seu comentário
Pode te interessar