Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Mundo Eleições para Parlamento Europeu acabaram neste domingo

Compartilhe esta notícia:

Hungria voltou a bloquear acordo entre os Estados-membros. (Foto: Reprodução/ Twitter)

As eleições para o Parlamento Europeu chegaram ao fim neste domingo (26). Em quatro dias de votação, 51% – excluindo eleitores do Reino Unido – dos eleitores de 28 países da União Europeia (UE) foram às urnas. O pleite deste ano foi visto como um “teste” para verificar a influência dos movimentos nacionalistas, populistas e de extrema direita que ganharam força no continente nos últimos anos. Além disso, a eleição colocou em lados opostos os defensores de uma UE mais unida e aqueles que consideram o bloco burocrática e intervencionista.

De acordo com as projeções, os partidos pró-UE devem ficar com uma fatia significativa do Legislativo, sediado em Bruxelas e Estrasburgo – cerca de dois terços das 751 cadeiras. Mesmo assim, seus adversários tiveram ganhos significativos. Na França, por exemplo, tudo indica que o partido ultradireitista e anti-imigração Reunião Nacional, de Marine Le Pen, desponte em primeiro lugar. Na Alemanha também há projeções de quedas drásticas para o partido de Angela Merkel e seu parceiro de coalização de centro-esquerda. Enquanto isso, o Partido Verde Europeu tornou-se o segundo maior e os populistas de direita ganharam um pouco mais de força.

Contudo, a ascensão dos populistas eurocéticos não aconteceu em todos os países. Na Áustria, o Partido da Liberdade da Áustria, de extrema direita, deve ficar em terceiro lugar. Na Holanda, o Partido para a Liberdade (PVV), liderado pelo populista antieuro e antimigração Geert Wilders, deve perder todos os assentos no Parlamento e as projeções apontam para uma vitória dos social-democratas.

Assim, o resultado das eleições pode deixar as duas principais bancadas do Parlamento, o Grupo do Partido Popular Europeu (EPP) e os Socialistas & Democratas (S&D), sem maioria, o que abre caminho para negociações complicadas para formar uma coalizão. Nesse cenário, a Aliança dos Liberais e Democratas pela Europa (ALDE), formada pelo Partido Verde Europeu e pela Aliança Livre Europeia, deve se tornar uma força decisiva.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Mundo

STF estuda dividir fundo da Petrobras com outras áreas além da Educação
Conserto da rede de esgoto na avenida Praia de Belas continua nesta semana em Porto Alegre
https://www.osul.com.br/eleicoes-para-parlamento-europeu-acabaram-neste-domingo/ Eleições para Parlamento Europeu acabaram neste domingo 2019-05-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar