Domingo, 06 de julho de 2025
Por Redação O Sul | 6 de agosto de 2019
Uma decisão anunciada após o encerramento de uma reunião do Grupo de Lima, na capital peruana, nesta terça-feira (6), impede a entrada, no Brasil, de funcionários do alto escalão do governo da Venezuela. A decisão foi do governo do país. Segundo o Itamaraty, a lista de autoridades que serão alvo da medida está em contínua atualização e será divulgada após a publicação do ato normativo.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que “em linha com as recomendações adotadas pelo Grupo de Lima, o governo brasileiro decidiu editar portaria interministerial com o objetivo de impedir a entrada de altos funcionários do regime venezuelano em território brasileiro. Trata-se de ato que encontra respaldo no ordenamento jurídico brasileiro”.
De acordo com comunicado do governo peruano, a intenção é contribuir para que os próprios venezuelanos possam superar a grave situação que o país atravessa, baseados em seu ordenamento constitucional, nos princípios do direito internacional e no sistema democrático.
O Grupo de Lima é composto por Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Guiana, Honduras, Panamá, Paraguai, Peru e Santa Lúcia.