Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil Mais de 80% das vagas do Programa Mais Médicos foram preenchidas por profissionais com registro no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Plano de investimento da empresa prevê inauguração de novas unidades, incluindo ampliação de serviços e capacitação de funcionários. (Foto: SES/AL)

Balanço do Ministério da Saúde apontou que 82% das vagas do último edital do Programa Mais Médicos foram preenchidas no País. Com a publicação do resultado dos selecionados na segunda chamada, mais de 7 mil médicos com registro no Brasil se apresentaram aos municípios. Ao todo, 8.517 oportunidades foram disponibilizadas após a saída de Cuba do programa.

Dos 1.707 profissionais que se inscreveram na última chamada, 1.089 compareceram aos locais escolhidos e tiveram a participação validada pelos gestores municipais até o dia 14 de janeiro. Os dados foram divulgados na terça-feira (15).

O resultado dos selecionados está disponível no site do Programa Mais Médicos. Os médicos ocuparam as vagas de mais da metade das cidades com oportunidades abertas (689) e de 11 DSEI (Distritos Sanitários Especiais Indígenas). Ao todo, a etapa contou com 2.549 vagas em 1.197 municípios e 34 distritos indígenas.

Os postos que estiverem em aberto serão disponibilizados na próxima etapa, nos dias 23 e 24 de janeiro, para os profissionais brasileiros formados no exterior. Se não forem preenchidas, as vagas serão reabertas, nos dias 30 e 31 de janeiro, para os médicos estrangeiros participarem do programa Mais Médicos.

As inscrições para o atual edital do Mais Médicos começaram com os profissionais com registro no Brasil escolhendo as cidades disponíveis. Em seguida, o Ministério da Saúde abriu prazo para que os brasileiros formados no exterior e estrangeiros também participassem da iniciativa. Ao todo, 10.205 profissionais completaram a inscrição. O prazo para o envio da documentação dos profissionais encerrou em dezembro de 2018 e estão em análise pela pasta.

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou a assistência na Atenção Básica, fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. O programa conta com 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios e 34 DSEIs, levando assistência para cerca de 63 milhões de brasileiros, conforme o governo federal.

Programa Saúde na Escola

Mais de 60% dos municípios brasileiros ainda não se cadastraram para participar do novo ciclo do Programa Saúde na Escola. Até a última semana, os gestores de saúde e educação de 2.978 cidades ainda não haviam apontado quais escolas públicas deverão participar deste novo momento do programa. Outros 678 iniciaram o processo, mas não concluíram. Eles têm até o dia 15 de fevereiro para finalizar a inscrição. Ao todo, 1.915 municípios já aderiram ao projeto do Ministério da Saúde.

O Programa Saúde na Escola, desenvolvido pelos ministérios da Saúde e Educação, prevê recursos financeiros para os municípios realizarem ações de prevenção e promoção da saúde no ambiente escolar. Com o credenciamento, essas unidades deverão desenvolver 12 ações envolvendo temas como incentivo à atividade física, combate ao Aedes aegypti, prevenção de violências e acidentes, verificação e atualização da situação vacinal. Mais de 90% dos municípios brasileiros aderiram ao programa, que envolve mais de 20 milhões de estudantes de 85.706 escolas e mais de 36 mil equipes da atenção básica do SUS.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

O governo reajustou em 3,43% os benefícios dos aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo. O teto passou para 5.839 reais
O Ministério do Meio Ambiente suspendeu todos os convênios e parcerias com ONGs por três meses
https://www.osul.com.br/mais-de-80-das-vagas-do-programa-mais-medicos-foram-preenchidas-por-profissionais-com-registro-no-brasil/ Mais de 80% das vagas do Programa Mais Médicos foram preenchidas por profissionais com registro no Brasil 2019-01-16
Deixe seu comentário
Pode te interessar