Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Brasil MEC apresenta orientações a participantes do Encceja

Compartilhe esta notícia:

O resultado da prova sairá em dezembro e deve ser consultado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta quarta-feira(25), orientações para estudantes que irão participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Os participantes que alcançarem a nota mínima exigida no exame devem buscar as secretarias estaduais de educação ou institutos federais para conseguir emitir o certificado. No caso do aprovado no ensino médio, também é possível pedir o documento no instituto indicado no momento da inscrição. O atendimento pode ser realizado em 283 campus de 32 institutos credenciados que estão espalhados em 24 unidades da Federação. Apenas Ceará, Alagoas e Tocantins não possuem unidades cadastradas.

O resultado da prova será em dezembro e poderá ser consultado no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Tem direito ao certificado de conclusão do ensino fundamental ou do ensino médio o participante que atingiu, no mínimo, 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e tirou nota igual ou maior do que 5 em redação. A certificação pode ser solicitada por participantes aprovados no exame em edições de anos passados, desde 2006. Contudo, aqueles estudantes que obtiveram a nota mínima em uma área do conhecimento, mas não nas quatro provas do Encceja, podem ter a declaração parcial de proficiência. Com ela, o participante poderá se inscrever apenas para as áreas nas quais não obteve a pontuação necessária na próxima edição do exame.

No caso da declaração parcial de proficiência em linguagens, códigos e suas tecnologias, no ensino médio, o estudante deve ter atingido o mínimo de 100 pontos na prova e 5 pontos na redação, na mesma edição do exame. No ensino fundamental, pode solicitar a declaração parcial de proficiência quem conseguiu 100 pontos em língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e/ou educação física. O participante também precisa ter alcançado nota 5 ou superior em redação, na mesma edição do Encceja.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Brasil

Médico condenado a 130 anos por estupro é preso em Santa Maria
Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aceita parecer que torna crime de estupro imprescritível
https://www.osul.com.br/mec-apresenta-orientacoes-a-participantes-do-encceja/ MEC apresenta orientações a participantes do Encceja 2019-09-25
Deixe seu comentário
Pode te interessar