Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
16°
Light Rain

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Memória fraca pode ser uma consequência da enxaqueca

Compartilhe esta notícia:

Audição é prejudicada pelas dores influenciando a desatenção. (Foto: Reprodução)

Sabe aquela dor de cabeça forte e frequente? Apesar de muitas pessoas tomarem, equivocadamente, analgésicos por conta própria para aliviar o incômodo, a enxaqueca é uma doença neurológica crônica e afeta cerca de 15% dos brasileiros, segundo a Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Ela também pode comprometer a atenção e a memória auditiva das pessoas. “Sempre tive muita dor de cabeça e percebi que isso afetava diretamente meu rendimento durante as aulas. Tinha dificuldade de gravar principalmente o que o professor falava”, conta a economista Antônia Fonseca, 25 anos.

A reclamação de Antônia não é incomum. Uma pesquisa brasileira aponta que quem sofre de enxaqueca pode ter dificuldade em prestar atenção a falas ou explicações. Mais de 80% dos pacientes analisados, fora do período de crise, apresentaram deficiência em memorizar e interpretar informações ouvidas por meio de um fone.

Os participantes tinham entre 18 e 41 anos e sintomas fracos, moderados, fortes ou mesmo nenhum indício da doença. “O que me surpreendeu foi que os pacientes não tinham problemas auditivos. Simplesmente tinham dificuldade para memorizar”, explica a fonoaudióloga e autora da pesquisa, Larissa Mendonça.

Crianças também são atingidas.

De acordo com Thais Rodrigues Villa, neurologista e orientadora do estudo, a doença acomete até crianças. Cerca de 2% dos pequenos também sofrem com as consequências da enxaqueca. Além da forte dor de cabeça, alguns sintomas são sensibilidade a barulhos e luzes.

O tratamento preventivo dura, no mínimo, um ano e é feito de modo individualizado, conforme a frequência e os sintomas apresentados. (AG)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

90% dos brasileiros têm medo de envelhecer
A felicidade das pessoas está mais relacionada ao tempo dedicado à família do que com o dinheiro
https://www.osul.com.br/memoria-fraca-pode-ser-uma-consequencia-da-enxaqueca/ Memória fraca pode ser uma consequência da enxaqueca 2015-08-08
Deixe seu comentário
Pode te interessar