Sexta-feira, 26 de abril de 2024

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Piloto de avião que caiu em Taiwan desligou motor acidentalmente

Compartilhe esta notícia:

Queda da aeronave do modelo ATR, em fevereiro, deixou um total de 43 pessoas mortas. (Foto: Pichi Chuang/Reuters)

O piloto do avião da TransAsia que caiu em um rio em fevereiro, em Taiwan, matando 43 pessoas, desligou acidentalmente o único motor que estava funcionando na aeronave segundos antes da queda. A informação é do Conselho de Segurança da Aviação de Taiwan e foi divulgada nessa quinta-feira.

Relatório do conselho também apontou que o capitão, Liao Jian-zong, havia falhado, em maio de 2014, durante treinamento em um simulador, parte porque ele tinha conhecimento insuficiente sobre como lidar com um motor com problemas no momento da decolagem.

Acidente

A aeronave bateu com a asa em uma ponte e caiu no rio, em Taipé, capital de Taiwan. “Uau, puxei para trás o acelerador do lado errado”, é possível ouvir Liao dizer nas gravações de voz da caixa-preta do avião segundos antes da queda. Aparentemente houve uma confusão na cabine de comando enquanto os dois capitães tentavam retomar o controle do aparelho após um dos motores parar de funcionar. Liao reduziu a potência no acelerador que estava funcionando, mas aparentemente não percebeu o erro até ser tarde demais. Ele tentou recuperar o motor diversas vezes antes do impacto. “Impacto, impacto, preparem-se para o impacto”, o outro piloto fala.

Segundos depois, o avião, que tinha 58 pessoas a bordo, caiu. Ao todo, 15 sobreviveram, mas os três pilotos e outros 40 indivíduos – passageiros e tripulantes – morreram no acidente.

Cancelamentos

A companhia aérea TransAsia chegou a anunciar o cancelamento de 90 voos para treinar seus pilotos, como o governo de Taiwan exigiu, após o ocorrido. A Administração de Aeronáutica Civil do país ordenou à companhia aérea que desse uma formação complementar a seus 71 pilotos que operam aeronaves ATR, do mesmo tipo da que caiu, e exigiu a esses profissionais que fizessem um exame. Os modelos franco-italianos ATR da empresa sofreram ao menos cinco problemas de motor nos últimos anos.

Controle

Saudado como herói por fazer de tudo para evitar a queda em bairros residenciais e desviar de edifícios, o corpo do piloto da aeronave da TransAsia foi encontrado na cabine com as duas mãos no manche de comando. “Ele se esforçou para manter o manche até o último momento, antes do avião cair no rio, para tentar controlar a direção e limitar os danos”, afirmou, à época do acidente, um jornal, citando fontes ligadas à investigação.

Vídeo

Um vídeo gravado por um cinegrafista amador mostrou a aeronave passando bem perto de edifícios nas imediações do aeroporto de Songshan. “A imediata reação do piloto salvou muitas pessoas”, disse o irmão de um dos sobreviventes.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

José Dirceu entra com pedido de habeas corpus para não ser preso
Ex-diretor da Petrobras preso ontem movimentou mais de 11 milhões de euros no exterior
https://www.osul.com.br/piloto-de-aviao-que-caiu-em-taiwan-desligou-motor-acidentalmente/ Piloto de avião que caiu em Taiwan desligou motor acidentalmente 2015-07-03
Deixe seu comentário
Pode te interessar