Sexta-feira, 10 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Light Rain with Thunder

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Geral Presos do Rio Grande do Sul chegam à Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte

Compartilhe esta notícia:

Presos saíram do Estado em avião da FAB na sexta-feira. (Foto: Rodrigo Ziebell/SSP)

De acordo com informações apuradas pelo portal de notícias G1, um avião com pelo menos nove presos vindos do Rio Grande do Sul pousou em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte, às 0h45min deste sábado (29). O objetivo da transferência dos detentos foi desarticular facções criminosas e o tráfico de drogas no sistema prisional gaúcho. Após a chegada da aeronave da FAB (Força Aérea Brasileira), um comboio saiu do aeroporto, por volta de 1h30min, em direção à Penitenciária Federal de Mossoró.

Ao todo, 27 presos do Rio Grande do Sul foram transferidos para o Sistema Penitenciário Federal na Operação Pulso Firme, uma parceria do Depen (Departamento Penitenciário Nacional) do Ministério da Justiça e Segurança Pública com as forças de Segurança Pública estaduais. Outros nove detentos do RS já haviam chegado, na sexta-feira (28), ao Presídio Federal de Campo Grande (MS), segundo o G1. O restante foi para o sistema prisional federal em Porto Velho (RO).

Antes da transferência, ainda em solo gaúcho, a Penitenciária de Segurança Máxima de Charqueadas e a Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas foram definidas como bases para o recebimento de presos oriundos de outras unidades prisionais, entre elas a Cadeia Pública de Porto Alegre (o antigo Presídio Central). A extração dos detentos foi efetuada pela Brigada Militar e Superintendência dos Serviços Penitenciários na quinta-feira (27). Na sexta-feira (28), os presos foram levados para a Base Aérea de Canoas, onde passaram por exames médicos realizados pelo Instituto-Geral de Perícias. Após o procedimento, a custódia foi então repassada a agentes do Depen, que utilizaram um avião da FAB para conduzir os detentos às unidades federais de destino.

As transferências foram autorizadas por juízes de execuções penais, atendendo a pedidos feitos pelo Poder Judiciário estadual e pela Secretaria de Segurança Pública do RS.

Os presos transferidos são as principais lideranças do crime organizado no RS, segundo o governo gaúcho. Eles comandavam o tráfico de drogas, ordenavam execuções, roubos a bancos e arquitetavam crimes de dentro dos presídios. Mais de três mil homens, de 20 instituições de segurança do Estado, foram mobilizados para a execução da operação.

A transferência pode ampliar as possibilidades de o Rio Grande do Sul também ter um presídio federal futuramente, segundo o governador do RS, José Ivo Sartori. “Temos uma boa relação com o Ministério da Justiça, e será uma conquista que espero que se consolide”, afirmou ele no programa Governo e Comunidade, levado ao ar neste sábado (29) por emissoras gaúchas.

Ao falar da Operação Pulso Firme, Sartori lembrou que até hoje apenas cinco apenados haviam sido removidos do Rio Grande do Sul para cadeias federais.

Sob gestão do Depen, as penitenciárias federais foram criadas a partir de 2006 para isolar líderes de facções e presos de alta periculosidade que possam comprometer a ordem e a segurança em seus Estados de origem.

tags: segurança

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Geral

O Brasil é tão perigoso quanto o Afeganistão, disse um político alemão
Aposta do Rio de Janeiro fatura mais de R$ 107 milhões na Mega-Sena, o maior prêmio do ano
https://www.osul.com.br/presos-do-rio-grande-do-sul-chegam-penitenciaria-federal-de-mossoro-no-rio-grande-do-norte/ Presos do Rio Grande do Sul chegam à Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte 2017-07-29
Deixe seu comentário
Pode te interessar