Sábado, 11 de maio de 2024

Porto Alegre
Porto Alegre, BR
17°
Cloudy

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política Relatório de comissão da Câmara dos Deputados aponta falta de planejamento do Ministério da Educação

Compartilhe esta notícia:

Abraham Weintraub é o titular do MEC

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Documento afirma que auditores encontraram falhas na fase interna da licitação. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Um relatório preliminar de uma comissão da Câmara dos Deputados aponta problemas no MEC (Ministério da Educação), como a falta de mulheres em cargos de alto escalão, pouca experiência dos servidores em cargos de confiança e ausência de planejamento para implementação de ações.

“No fim das contas, a conclusão é de que a execução da educação brasileira está solta e não segue um planejamento estratégico ou tático”, afirmou o deputado Felipe Rigoni (PSB-ES), relator do grupo.

O documento foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo. A comissão foi criada em maio pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), a partir de requerimento assinado por 50 deputados de diferentes partidos. O objetivo era acompanhar o desenvolvimento dos trabalhos do MEC, em meio a cortes de verbas da educação e incertezas sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

É a primeira vez em que um grupo do tipo é formado na Casa para analisar o trabalho da pasta, hoje comandada por Abraham Weintraub.  Sobre o planejamento estratégico, o documento diz que o MEC não o apresentou em 2019 e que os planos de trabalho da pasta são pouco robustos, não apresentam especificidade nas priorizações, clareza nas metas ou estabelecem responsáveis ou prazos para cumprimento das ações.

Entre os projetos com problemas, está a nova Política Nacional de Alfabetização, meta apresentada para o MEC nos primeiros cem dias de governo que prioriza o chamado método fônico (que concentra a atenção na relação entre sons e letras).

Em nota, o MEC afirmou que “lançará em breve programas e materiais sobre a Política Nacional de Alfabetização”. Sobre a execução orçamentária, diz que “o descontingenciamento total dos recursos só foi realizado há quatro dias” e que “o MEC já empenhou mais de 80% dos gastos discricionários e trabalha para executar todo o orçamento”.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Câmara dos Deputados aprova o Programa Médicos pelo Brasil
Em audiência no Senado, governador Eduardo Leite debate proposta que altera a carreira e a previdência dos militares
https://www.osul.com.br/relatorio-de-comissao-da-camara-dos-deputados-aponta-falta-de-planejamento-do-ministerio-da-educacao/ Relatório de comissão da Câmara dos Deputados aponta falta de planejamento do Ministério da Educação 2019-11-27
Deixe seu comentário
Pode te interessar