Últimas Notícias > Notícias > Brasil > “Você não vai acabar com desmatamento nem com queimadas, é cultural”, diz Bolsonaro

Saiba como limpar o seu notebook sem correr o risco de danificá-lo

Utilize um pano que não solte fiapos. (Foto: Reprodução)

Pouca gente lembra de limpá-los, mas os notebooks e computadores costumam juntar sujeira e pó, especialmente nos teclados. Para evitar que estraguem devido ao acúmulo de resíduos, é preciso higienizar seus equipamentos sempre que possível. As telas e o mouse também entram na faxina, lembrando que você sempre deve desligar o equipamento antes de começar.

Quem fuma perto do notebook ou toma aquele cafezinho vez ou outra percebe as teclas amareladas. Quem tem um bichinho de estimação também se depara com alguns pelos nada agradáveis entre as teclas. Nenhuma dessas sujeiras é agradável – e nem faz bem à saúde. Além disso, o aparelho pode servir de condutor de doenças, caso seja utilizado por mais pessoas e uma delas esteja gripada, por exemplo. Assim, higienizar o notebook é uma necessidade que vai além da sua manutenção.

Limpar um notebook exige paciência e cuidado. Os componentes são menores e, portanto, mais delicados. A primeira dica que você pode seguir é ler o manual de instruções do seu computador. É certo que nele você vai encontrar o mínimo de instrução neste sentido. No entanto, é claro que você não terá um guia detalhado.

Confira as dicas para realizar o procedimento:

Tela
Por serem uma das partes mais sensíveis do notebook, elas requerem um mais de cuidado na hora da limpeza. Use panos de microfibra secos, que não soltam fiapos. Preste sempre atenção no tipo de tecido, porque alguns materiais podem arranhar e danificar a tela. Utilize um limpa-vidros para a limpeza. Certifique-se sempre de ler as instruções de uso no rótulo.

Teclado
Primeiro, retire o acúmulo de sujeira virando o teclado de cabeça para baixo. Deixe os resíduos caírem, mas não bata no teclado para não estragá-lo. Depois, use um cotonete umedecido ou um pincel de cerdas macias com o produto para limpar as teclas. Deixe o teclado secar bem antes de ligar o notebook de novo.

Mouse
A parte externa do mouse pode ser limpa com um produto de superfície, que pode ser cremoso. Aplique o produto em um pano e espalhe suavemente. Cuide para não deixar restos do produto no mouse.

Como conservar seu notebook
Para seu equipamento durar mais, você pode fazer a sua parte. Saiba como:
– Evite comer na frente do computador. Mesmo que você seja supercuidadoso, farelos de comida podem cair e acumular entre os botões do teclado
– Se você tem cães e gatos em casa, evite o contato deles com o computador, pois podem deixar cair pelos em cima do equipamento
Nunca deixe seu notebook em ambientes úmidos, como banheiros, vestiários ou áreas fechadas próximas a piscinas
– Ao limpar, use panos de tecidos macios, para evitar riscar a tela
– Tenha sempre cuidado ao manuseá-lo: quedas podem causar danos sérios ao seu equipamento.