Últimas Notícias > Notícias > Brasil > Vereador quer permitir internação compulsória para grávidas com “propensão ao aborto ilegal”

Saiba quais as roupas que você não pode lavar na máquina ou usar secadora

(Foto: Reprodução)
Você faz aquele investimento no look, compra a roupa com a qual estava sonhado há meses e….na hora de lavar vem aquela dúvida: posso colocar na máquina? A especialista em cuidados têxteis, Marinês Cassiano, dá as dicas:
COURO, CAMURÇA E SEDA
De preferência devem ser lavados por especialistas, em lavanderias. Além de poder ou não utilizar a máquina de lavar, também é importante saber se é recomendado o uso de água quente ou fria. Peças de seda devem ser lavadas a mão, utilizando detergente neutro.

POLIÉSTER, ALGODÃO E LINHO
O poliéster, linho e algodão podem ser lavado no programa normal da máquina. Recomenda-se detergente neutro e água fria para poliéster. Mas lembre! Levar sempre em consideração a fixação da cor da peça para detectar se pode manchar. Faça um teste antes: misture um pouco de água e sabão neutro, pegue um pedaço de algodão ou pano branco e esfregue delicadamente para verificar se solta tinta.
PEÇAS BRANCAS E COLORIDAS
Não podemos tratar uma peça de algodão com cores fortes como se trata uma branca. As brancas podem ser lavadas em um processo mais pesado e com água quente, as com cores fortes pedem mais cuidado, pois podem ir desbotando.
PEÇAS DE LÃ
Pode-se usar a máquina, mas nunca com alta temperatura. O processo de centrifugação deve ser mais baixo senão a peça pode encolher. O ideal é optar por um programa de peças delicadas ou, dependendo do caso, lave a mão.

RENDAS
Pedem cuidado redobrado. Usar programa para roupas delicadas e colocar as peças em sacos de proteção. As máquinas de tombamento (que tem abertura na parte da frente) são mais indicadas para esse tipo de peça.
USO DA SECADORA E FERRO DE PASSAR
Há uma variação da temperatura de acordo com o tipo de tecido. O algodão aguenta até 70 graus, já o poliéster não mais que 50. A seda não deve entrar na secadora e a secagem deve ser feita somente na sombra, assim como a lã.  E lembre: secar na sombra requer um ambiente com ventilação, para evitar o mau cheiro nas roupas. Já as malhas devem ser estendidas na horizontal, para não deformar a peça. Não é recomendado secar roupas no sol, porque se houver algum tipo resíduo elas podem manchar.  Quando utilizar o ferro de passar nas peças de algodão, a temperatura não pode passar de 200 graus, a lã 160 e já a seda e o poliéster a 110 graus. Não é recomendado passar o ferro em estampas de silk, mas se houver essa necessidade, o mais indicado é passar essa parte da peça do avesso, sempre em baixas temperaturas.

Deixe seu comentário: