Terça-feira, 14 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Política 156 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo. Número é o mais alto já registrado

Compartilhe esta notícia:

Tire suas dúvidas sobre os documentos permitidos pelo TSE. (Foto: TRE/Divulgação)

Cento e cinquenta e seis milhões, quatrocentos e cinquenta e quatro mil e onze eleitores de cinco mil quinhentos e setenta municípios estão aptos a votar nas eleições deste domingo. É o maior contingente já registrado na história das eleições no Brasil. São 9 milhões e 100 mil eleitores a mais do que nas eleições de 2018.

O maior crescimento, de 51%, foi no número de jovens entre 16 e 17 anos que, apesar de não serem obrigados a votar, tiraram o título em 2022. Serão escolhidos os representantes do Poder Executivo nas esferas federal e estadual, além de membros da Câmara dos Deputados, do Senado, das assembleias estaduais e da Câmara Legislativa do Distrito Federal (DF).

Para atender a esse número recorde, foram abertos mais 42 mil postos de votação em todo o País. Ao receber a delegação de observadores internacionais que acompanham as eleições, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, refirmou a credibilidade da Justiça Eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas.

“São tantas as barreiras de segurança, são tantos os controles e registros, são tantas as formas de fiscalização e auditoria, que não há como não identificar e isolar falhas ou quaisquer tentativas de violação do processo eletrônico de votação. Todo processo é controlado e auditado.”

A maioria do eleitorado brasileiro é formada por mulheres, 53%. São mais de 82 milhões de eleitoras. E elas são maioria nos três maiores colégios eleitorais do Ppaís: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

A Região Sudeste concentra o maior número de eleitores, cerca de 67 milhões, o que representa 42% do eleitorado. Os nove Estados do Nordeste têm 42 milhões de pessoas habilitadas a votar. Em seguida, estão as regiões Sul com 22 milhões, Norte com 12 milhões e 500 mil e Centro-Oeste com 11 milhões e 500 mil. São Paulo representa 22 % do eleitorado, com mais de 34 milhões e Roraima é o menor colégio eleitoral com 366 mil votantes.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, destacou a importância das eleições para a democracia e a agilidade da Justiça Eleitoral na divulgação dos resultados.

“Somos a quarta democracia do mundo em número de eleitores e eleitoras, mas somos a única democracia que divulga os resultados eleitorais no mesmo dia, com absoluta transparência, segurança e competência da Justiça Eleitoral. E isso, não vou cansar nunca de repetir, isso é motivo de orgulho nacional.”

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Política

Forte esquema de segurança para o dia das eleições inclui escudos antidrone e visa evitar investidas violentas contra o Judiciário
Comando do Exército indica à tropa que não contestará apuração eleitoral
https://www.osul.com.br/156-milhoes-de-brasileiros-vao-as-urnas-o-numero-mais-alto-ja-registrado-em-eleicoes-no-pais/ 156 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo. Número é o mais alto já registrado 2022-10-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar