Terça-feira, 22 de julho de 2025

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Saiba por que quem quer emagrecer precisa gastar mais dinheiro

Compartilhe esta notícia:

O que mais pesou na inflação nesse começo de 2016 foram os alimentos. (Foto: Reprodução)

Três entre dez brasileiros querem perder peso em 2016. Se você também faz parte do grupo que pretende emagrecer, prepare o bolso. Os preços dos alimentos mais utilizados em dietas subiram acima da inflação.

De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil sobre os desejos dos brasileiros para este ano, 27,5% dos entrevistados disseram que gostariam de perder peso. “Nós observamos essa vontade da população e decidimos verificar quanto isso iria custar”, explica o economista Thiago Carvalho. “Infelizmente, a conclusão não é nada boa para quem pretende adotar uma alimentação saudável.”

As frutas, opção de alimento no intervalo entre as refeições, subiram 15,23% em 2015, acima da inflação oficial de 10,67%, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo). O resultado da prévia do índice oficial de janeiro, o IPCA-15, é o maior para o mês em 13 anos: alta de 0,92%. O que mais pesa nesse começo de 2016 são os alimentos.

Só a cenoura subiu quase 24% em relação a dezembro do ano passado. O tomate subiu mais de 20% e o quilo vai de 4 reais a 10 reais. Quem gosta de repolho também vai pagar mais, já que a inflação dele em janeiro foi de quase 20%. A cebola é de fazer chorar: 15% de alta. E se o pimentão vai no prato, soma 12% a mais no preço.

“Por conta das altas temperaturas e excesso de chuva é normal que isso afete algumas safras e alguns produtos acabem subindo mais de preço. Como economista, a gente vê preço subindo e vai pressionar o orçamento. Tem que conversar com o nutricionista como conciliar um orçamento razoável com dieta que atenda necessidades nutricionais”, afirma o economista Vitor França.

Como economizar.
Nem toda a dieta, no entanto, exige aumentar a conta do supermercado para manter uma alimentação equilibrada. Entre as dicas, estão priorizar as frutas da estação, que têm preço inferior às de outras épocas, e saber aproveitar melhor os alimentos. Confira as sugestões das nutricionistas:

Lave, corte e embale em casa – Embalagens de saladas, frutas ou carnes em pequenas porções são realmente práticas, mas podem dobrar o custo de um produto. Não adianta: se você quer economizar sem abrir mão da saúde, a dica é fazer tudo em casa. Em vez de comprar aquela alface lavadinha, pronta para colocar no prato, compre o pé inteiro e…mãos à obra!

Troque a carne por outros tipos de proteína – Sim, a carne é um dos itens mais caros da cozinha brasileira. Mas para manter o aporte necessário de proteína, não é preciso recorrer a ela todo santo dia. Segundo a nutricionista Paula Zubiaurre, é possível encontrar boas fontes de proteína em alimentos como ovos, leite, iogurte, queijo, soja, grão-de-bico, feijão, ervilha, lentilha, queijo de soja (tofu), leite de soja e arroz integral.

Faça em casa – Almoçar na rua todos os dias pode representar um peso no orçamento, e comer sempre sanduíche ou comidas pré-prontas não são as melhores opções para a saúde. Por isso, a dica da nutricionista Gabriela Maia é preparar a comida em casa e levar para o trabalho em um pote de vidro. Caso não haja local para esquentar o alimento, é possível optar por saladas – uma salada bem feita e com uma boa apresentação é tão irresistível como um prato em um restaurante.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Descubra técnicas de camuflagem para disfarçar manchas do rosto que fazem sucesso na internet
Você sabia? Manter relações sociais pode ajudar na proteção contra problemas como obesidade abdominal, hipertensão e acidente vascular cerebral
https://www.osul.com.br/saiba-porque-quem-quer-emagrecer-precisa-gastar-mais-dinheiro/ Saiba por que quem quer emagrecer precisa gastar mais dinheiro 2016-02-01
Deixe seu comentário
Pode te interessar