Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Rio Grande do Sul Aumentam os registros de testamento nos cartórios gaúchos

Compartilhe esta notícia:

Entidade cartorial atribui o aumento a preocupações com a pandemia. (Foto: Reprodução)

Os cartórios do Rio Grande do Sul registraram 2.505 testamentos no segundo semestre do ano passado, 6% a mais que no mesmo período de 2019. Conforme a seccional gaúcha do Colégio Notarial do Brasil (CNB), o aumento ficou 0,27 ponto percentual abaixo do aumento nacional (6,27%) ao longo de 2020.

Ainda de acordo com a entidade, setembro foi o mês com a maior quantidade de documentos desse tipo lavrados pelos tabelionatos gaúchos: 441 mil.

Presidente do CNB no Estado, José Flávio Bueno Fischer, atribuiu essa elevação à pandemia de coronavírus: “O aumento na busca pelos testamentos se deu por parte não só dos idosos, mas também de jovens que se sentiram preocupados e quiseram garantir a transmissão de seus bens e direitos para quem entendam ser merecedores”.

O dirigente também menciona a possibilidade de o ato ser realizado à distância: “No ambiente virtual, o cidadão pode atestar sua vontade perante um tabelião em videoconferência, contando com toda a estrutura necessária para a realização remota dos atos de transferência de bens, e os mesmos efeitos, garantias e segurança do processo presencial”.

A realização do procedimento de forma on-line se dá por meio do site e-notariado.org.br. Desde a implantação desse sistema, mais de 37 mil atos notariais já foram contemplados pela modalidade.

Finalidade

O testamento público é o documento pelo qual uma pessoa (o testador) declara como e para quem deseja deixar seus bens. Para realizar o ato são necessárias os documentos de identidade de todas as partes, requerentes e testemunhas – estas últimas, em número de até duas pessoas, que não podem ser herdeiras ou beneficiadas direta ou indiretamente pelo testamento.

A presença de um advogado é opcional. O documento pode ser alterado e revogado enquanto o testador viver e estiver lúcido, e terá validade e publicidade somente após a morte do testador.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Rio Grande do Sul

Novo lote de vacinas contra o coronavírus chega nesta quarta-feira ao Rio Grande do Sul
Mulher é morta a tiros na Zona Leste de Porto Alegre
https://www.osul.com.br/a-busca-por-testamentos-em-cartorios-de-notas-do-rio-grande-do-sul-registra-aumento-acima-da-media-em-2020-quando-comparado-a-2019/ Aumentam os registros de testamento nos cartórios gaúchos 2021-02-24
Deixe seu comentário
Pode te interessar