Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Porto Alegre A inflação ao consumidor apresentou leve alta em Porto Alegre na semana passada

Compartilhe esta notícia:

Índice calculado pela FGV foi de 0,49%. (Foto: Divulgação/FGV)

O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) apresentou uma leve alta de 0,49% em Porto Alegre na semana passada (a segunda deste mês), ficando 0,09 ponto percentual acima da taxa de inflação registrada nos sete dias anteriores (0,4%). Os dados constam em levantamento realizado pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e divulgado nesta quinta-feira (17).

De acordo com o relatório, três das oito classes de despesa que compõem o índice apresentaram aceleração em seus percentuais de variação na capital gaúcha. Os destaques ficaram por conta dos grupos “Transportes e Educação” e “Leitura e Recreação”, cujas taxas passaram de 0,89% para 1,43% e de 0,20% para 0,72%, respectivamente.

Além de Porto Alegre (0,4% para 0,49%), a inflação para o consumidor aumentou em outras cinco capitais com mercados analisados pelos técnicos da Fundação: Brasília (0,58% para 0,71%), Belo Horizonte (0,47% para 0,53%), Recife (0,51% para 0,62%), Rio de Janeiro (0,3% para 0,44%) e São Paulo (0,68% para 0,8%). A única capital onde o IPC-S desacelerou foi Salvador (0,1% para 0,05%).

Como funciona

Em seu site, a instituição explica que o IPC-S integra o sistema de índices de preços ao consumidor medido pela FGV, e que inclui: IPC-DI, IPC-M, IPC-10, IPC-3i e IPC-C1. Trata-se de uma base de referência para avaliação do poder de compra do consumidor.

Sendo assim, mede a variação de preços de um conjunto fixo de bens e serviços componentes de despesas habituais de famílias com nível de renda situado entre um e 33 salários-mínimos. Sua pesquisa de preços se desenvolve diariamente, cobrindo sete das principais capitais do País.

“Apesar de a coleta ser semanal, a apuração das taxas de variação leva em conta a média dos preços coletados nas quatro últimas semanas até a data de fechamento”, ressalva. “O intervalo entre o fim da coleta e sua divulgação é de um dia, sendo um dos mais curtos, inclusive para padrões internacionais”.

(Marcello Campos)

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Porto Alegre

O Ministério Púbico questiona o plano da prefeitura que prevê o retorno das aulas presenciais em Porto Alegre
Sine Municipal realiza entrevistas para candidatos a emprego nesta sexta
https://www.osul.com.br/a-inflacao-ao-consumidor-apresentou-leve-alta-em-porto-alegre-na-semana-passada/ A inflação ao consumidor apresentou leve alta em Porto Alegre na semana passada 2020-09-17
Deixe seu comentário
Pode te interessar