Sexta-feira, 31 de maio de 2024

Porto Alegre

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSA NEWSLETTER

Receba gratuitamente as principais notícias do dia no seu E-mail ou WhatsApp.
cadastre-se aqui

RECEBA NOSSA NEWSLETTER
GRATUITAMENTE

cadastre-se aqui

Saúde Anvisa pede mais informações sobre a ButanVac para liberar testes em humanos

Compartilhe esta notícia:

A ButanVac já foi testada em animais

Foto: Governo de SP/Divulgação
Primeira etapa do estudo incluirá 400 voluntários que receberão duas doses da vacina em um intervalo de 28 dias. (Foto: Governo do Estado de SP)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) enviou ao Butantan um novo pedido cobrando mais informações sobre a ButanVac, vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo instituto, para liberar os testes em humanos.

Segundo a agência, a documentação faltante é relacionada à análise de qualidade da vacina. A Anvisa declarou que o pedido de autorização para os estudos clínicos da ButanVac encontra-se em fase de “exigência”. “Isso quer dizer que os especialistas da Anvisa aguardam que o Instituto Butantan complete a apresentação da documentação necessária para que a análise científica seja concluída”, informou a agência.

Em nota publicada no site do Butantan nesta segunda (07), o instituto confirmou o pedido, mas não esclareceu quando irá enviar a nova documentação. “Os últimos dados enviados à Anvisa, referentes ao protocolo clínico, foram encaminhados na última quarta (02) e uma nova exigência foi feita neste sábado (05). Uma reunião havia sido feita entre o Instituto Butantan e a Anvisa no dia 2, para discutir os documentos de Qualidade, e no dia 4 a exigência de Qualidade foi cumprida. A entrega da documentação à agência é condição essencial para permitir a finalização da análise. Sem a entrega das informações, não é possível a conclusão do processo”, informou a nota.

Segundo a Anvisa, desde que o pedido de autorização foi feito pelo Butantan, a agência gastou 24 dias efetivamente analisando os documentos e “passou outros 48 dias aguardando o cumprimento das exigências e a complementação das informações” por parte do instituto.

A agência declarou ainda que os últimos dados enviados pelo Butantan, referentes ao Protocolo Clínico, foram recebidos na quinta-feira (03) e estão sendo analisados por técnicos da Anvisa.

A ButanVac, primeira vacina contra a Covid-19 produzida no Brasil sem que seja necessária a importação de matéria-prima, já foi testada em animais. O pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes da vacina.

Compartilhe esta notícia:

Voltar Todas de Saúde

Rio Grande do Sul registra 7.857 novos casos de coronavírus e mais 71 mortes provocadas pela doença
Prefeito de Porto Alegre determina força-tarefa para avaliar situação e limpeza de arroios
https://www.osul.com.br/anvisa-pede-mais-informacoes-sobre-a-butanvac-para-liberar-testes-em-humanos/ Anvisa pede mais informações sobre a ButanVac para liberar testes em humanos 2021-06-07
Deixe seu comentário
Pode te interessar