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Mundo Após passageiro ser arrastado para fora de voo, polícia de Chicago vai controlar incidentes em aeroportos

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Homem foi escolhido aleatoriamente para sair da aeronave. (Foto: Reprodução)

Meses após a publicação de um vídeo online de um passageiro da United Airlines sendo arrastado para fora de um avião se tornar viral e gerar críticas globais, autoridades do setor aéreo de Chicago (EUA) disseram nessa quarta-feira (12) que futuros distúrbios em aeroportos serão controlados pela polícia da cidade, e não autoridades da segurança da aviação.

A remoção forçada de um passageiro em 9 de abril para dar espaço a funcionários tentando voar para Louisville foi “completamente inaceitável”, disse Ginger Evans, comissária do Departamento de Aviação de Chicago, em relatório de 12 páginas. Outras alterações políticas destacadas no relatório incluem a remoção da palavra “polícia” de uniformes e veículos da segurança da aviação nos próximos meses.

“A função deles é desempenhar funções da segurança, não funções policiais”, disse Evans no relatório. Um programa atualizado de treinamento para segurança da aviação também será desenvolvido, de acordo com o relatório. David Dao, um médico vietnamita-americano de 69 anos, foi ferido quando a segurança da aviação de Chicago o arrastou do voo 3411 da United no Aeroporto Internacional O’Hare.

Dao e a United entraram em acordo sobre a questão. Os termos do acordo não foram divulgados. Em maio, Evans pediu desculpas pelo comportamento dos funcionários de seu departamento e disse a um subcomitê de comércio do Senado dos Estados Unidos como a maneira que a questão de Dao foi controlada foi “profundamente entristecedora e pessoalmente ofensiva”.

Caso

Diferentes vídeos publicados na internet, em abril, mostraram uma cena, dentro de um avião da United Airlines, que foi considerada absurda por usuários de redes sociais. As imagens mostram um passageiro sendo arrastado pelo chão para fora da aeronave, que estava estacionada no Aerporto Internacional de Chicago, nos EUA, com destino a Louisville, no Estado americano do Kentucky.

Diferentemente do que pode parecer, o homem não estava cometendo nenhum crime. Como o voo da United estava superlotado, o passageiro em questão foi aleatoriamente escolhido para sair da aeronave. Quando ele se recusou – afinal, tinha tanto direito de estar lá quanto qualquer outro passageiro -, foi arrastado para fora do avião.

O funcionário de segurança da aviação que arrastou o passageiro foi colocado sob licença. De acordo com um comunicado do Departamento de Aviação de Chicago, ele não seguiu o protocolo e por isso foi afastado, aguardando uma revisão completa da situação.

Os vídeos foram publicados por outros passageiros, que gravaram a cena com smartphones. As imagens mostram três homens se aproximando do indivíduo que já estava sentado em sua poltrona e pedindo a ele que desistisse de viajar. Diante da recusa do passageiro, um dos homens agarra e arrasta o passageiro, que grita em protesto.

De acordo com relatos em sites de notícia locais, a companhia aérea já tinha avisado os passageiros que embarcavam que o voo estava com “overbook”, ou seja, que a empresa vendeu mais passagens do que o número de poltronas – o que é permitido por lei. A United Airlines procurou voluntários para trocar de voo, oferecendo reembolsos de até US$ 800 (cerca de R$ 2500), mas ninguém aceitou sair de maneira espontânea.

Ainda segundo descrições de testemunhas nas redes, a companhia usou um programa de informática para selecionar aleatoriamente quatro passageiros que seriam convidados a se retirar do avião. Um desses quatro selecionados foi o homem visto sendo arrastado.

O passageiro alegava que era médico e que precisava ver seus pacientes em Louisville. Depois de ser expulso do avião, ele obteve permissão para voltar e reapareceu com o “rosto ensaguentado e aparentemente desorientado”, segundo o site da emissora americana CNBC.

A companhia aérea divulgou um comunicado: “O Voo 3411 de Chicago para Louisville estava com overbook. Depois de nossa equipe procurar por voluntários, um cliente se negou a sair da aeronave espontaneamente e agentes da lei foram chamados ao portão de embarque. Nós pedimos desculpas pela situação de overbook. Mais detalhes sobre o passageiro removido devem ser enviados às autoridades”.

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